A história de São Frei Galvão se confunde com o Mosteiro da Luz, em São Paulo, do qual ele foi arquiteto, construtor e fundador.
Na maior cidade do país, este religioso franciscano viveu 60 dos seus 84 anos, e ali deixou como legado uma importante construção arquitetônica, que ganhou reconhecimento nacional ao ser tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), em 1943.
No entanto, a história deste primeiro santo nascido no Brasil, que marcou com o trabalho de suas mãos esta belíssima obra arquitetônica, tem contornos que transcendem o material.
Primeiro, por seu apostolado fecundo junto do Recolhimento Santa Tereza, que depois se tornou mosteiro das Monjas Concepcionistas da Ordem da Imaculada Conceição, que hoje levam adiante a sua herança.
Depois, pela caridade com que exercia seu ministério sacerdotal, com destaque para as pílulas que entregava aos fiéis e demonstravam seu grande amor e cuidado para quem lhe pedia orações pela saúde do corpo, e ainda hoje, quase 200 anos depois de sua morte, mantém viva sua memória.
E por fim, pela sua vida de dedicação a Deus e santidade reconhecida ainda em vida, e pelos dons sobrenaturais que manifestava por obra do Espírito Santo.
Santo Antônio de Sant´Anna Galvão é desses santos que não conseguimos sintetizar sua vida em pouca linhas, porque carregam em si um grande mistério de fé, mas que pode ser percebido pelos olhos da fé e do coração expressa na devoção de tantas pessoas que a ele pedem a sua intercessão e nos relatos daqueles que alcançaram uma graça e uma cura.
Na reportagem abaixo, o capelão do Mosteiro da Luz há nove anos, padre José Arnaldo, fala sobre a herança do santo brasileiro. Também o bispo auxiliar de São Paulo, Dom Carlos Lema Garcia, comenta a importância que o santo representa para a cidade de São Paulo.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.