Igreja

O legado de Frei Galvão no Mosteiro da Luz

A história deste primeiro santo nascido no Brasil, que marcou com o trabalho de suas mãos um dos patrimônios da cidade de São Paulo, tem contornos que transcendem o material.

Escrito por Elisangela Cavalheiro

05 NOV 2021 - 11H33 (Atualizada em 05 NOV 2021 - 13H38)

Elisangela Cavalheiro

A história de São Frei Galvão se confunde com o Mosteiro da Luz, em São Paulo, do qual ele foi arquiteto, construtor e fundador.

Na maior cidade do país, este religioso franciscano viveu 60 dos seus 84 anos, e ali deixou como legado uma importante construção arquitetônica, que ganhou reconhecimento nacional ao ser tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), em 1943.

No entanto, a história deste primeiro santo nascido no Brasil, que marcou com o trabalho de suas mãos esta belíssima obra arquitetônica, tem contornos que transcendem o material.

Primeiro, por seu apostolado fecundo junto do Recolhimento Santa Tereza, que depois se tornou mosteiro das Monjas Concepcionistas da Ordem da Imaculada Conceição, que hoje levam adiante a sua herança.

Depois, pela caridade com que exercia seu ministério sacerdotal, com destaque para as pílulas que entregava aos fiéis e demonstravam seu grande amor e cuidado para quem lhe pedia orações pela saúde do corpo, e ainda hoje, quase 200 anos depois de sua morte, mantém viva sua memória.

E por fim, pela sua vida de dedicação a Deus e santidade reconhecida ainda em vida, e pelos dons sobrenaturais que manifestava por obra do Espírito Santo. 

Santo Antônio de Sant´Anna Galvão é desses santos que não conseguimos sintetizar sua vida em pouca linhas, porque carregam em si um grande mistério de fé, mas que pode ser percebido pelos olhos da fé e do coração expressa na devoção de tantas pessoas que a ele pedem a sua intercessão e nos relatos daqueles que alcançaram uma graça e uma cura. 

Na reportagem abaixo, o capelão do Mosteiro da Luz há nove anos, padre José Arnaldo, fala sobre a herança do santo brasileiro. Também o bispo auxiliar de São Paulo, Dom Carlos Lema Garcia, comenta a importância que o santo representa para a cidade de São Paulo. 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...