Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Igreja

O que os Papas dizem sobre rezar o terço?

A oração do Santo Terço é incentivada pelos Pontífices como fonte de paz e caminho de fé. Relembre o que dizem os últimos papas da Igreja sobre o rosário.

Escrito por Letícia Dias - Editado por Beatriz Nery

27 MAI 2025 - 15H50 (Atualizada em 09 DEZ 2025 - 13H58)

D'Action Images/Adobe Stock

A oração do rosário é uma forte expressão da devoção mariana, recomendada pelos Papas ao longo dos séculos.

Podemos dizer que rezar o terço é “armar-se” de forma espiritual contra todos os males. Essa prática simples de meditação sobre os mistérios da vida de Cristo pode ser considerada também como fonte de paz e conversão para o mundo.

Diversos Pontífices se pronunciaram sobre a preciosidade desta oração e apontaram o rosário como uma oração simples, no entanto, profunda.

announcement  Temos um encontro marcado em fevereiro com a 18ª Romaria Nacional do Terço dos Homens. Faça sua inscrição!

Leão XIV

Vatican Media Vatican Media

Em maio de 2025, no final de sua primeira Audiência Geral, o Papa Leão XIV fez um convite para que os fiéis de todo o mundo rezassem o terço com uma intenção pela paz.

“Neste mês mariano, gostaria de reiterar o convite da Virgem de Fátima: ‘Rezem o terço todos os dias pela paz’ […] Junto com Maria, peçamos que os homens não se fechem a este dom de Deus e desarmem seus corações.”

Em outubro, ao convocar o Terço pela Paz, reforçou o convite, que nos aproxima de Maria:

"Durante este mês de outubro, rezando o terço, vamos nos aproximar ainda mais de Nossa Senhora. Ela nos leva sempre ao seu Filho Jesus, que nos dá de novo o seu Espírito e nos recria, fazendo de nós, missionários de paz e misericórdia."

Papa Francisco

VATICAN MEDIA
VATICAN MEDIA


O Papa Francisco também se manifestou diversas vezes sobre a importância de rezar o terço. Certa vez, disse em uma de suas Audiências:

“Sejam fiéis ao costume de rezar o rosário nas suas comunidades e, sobretudo, nas famílias. Meditando cada dia os mistérios da vida de Maria à luz da obra salvífica do seu Filho, faça com que ela participe das alegrias de vocês, das suas preocupações e dos momentos de felicidade.”

Bento XVI

giulio napolitano/ Shutterstock
giulio napolitano/ Shutterstock


Bento XVI enfatizou a
dimensão contemplativa e bíblica do Rosário:

“O Santo Rosário não é uma prática piedosa do passado, como oração de outros tempos, na qual pensar com saudades. Ao contrário, o Rosário está a conhecer quase uma nova Primavera. Isto é sem dúvida um dos sinais mais eloquentes do amor que as jovens gerações sentem por Jesus e pela sua Mãe, Maria.”

São João Paulo II

Vatican Media
Vatican Media


João Paulo II, outro grande devoto do Rosário, escreveu a Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae (2002), na qual propôs os Mistérios Luminosos e renovou a devoção em pleno século XXI.

“O Rosário é a minha oração predileta. Oração maravilhosa! Maravilhosa na simplicidade e na profundidade.”, disse no Angelus, em outubro de 1978.

Já na Carta, afirmou:

“A contemplação de Cristo tem em Maria o seu modelo insuperável. O rosto do Filho pertence-lhe sob um título especial. Foi no seu ventre que Se plasmou, recebendo d'Ela também uma semelhança humana que evoca uma intimidade espiritual certamente ainda maior. [...]”

Leão XIII

Reprodução
Reprodução


Leão XIII é conhecido como o “Papa do Rosário”. Nenhum outro pontífice escreveu tanto sobre essa oração. Ele dedicou 12 encíclicas exclusivamente ao Rosário e várias outras cartas apostólicas, incentivando seu uso nas famílias, nas paróquias e em todo o mundo.

Em sua Encíclica Octobri Mense (1891), Leão XIII escreveu:

“Ora, como quer que, entre a diversas formas e maneiras de honrar a divina Mãe, são de preferir aquelas que por si mesmas são julgadas mais excelentes e a ela mais agradáveis, apraz-nos expressamente apontar e vivamente recomendar o santo Rosário.”

add_box Qual a diferença entre o Terço e o Rosário?

Fonte: Vatican News, vatican.va

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...