Por Santuário Nacional Em Notícias Atualizada em 08 MAI 2019 - 09H21

Reflexão Terço dos Homens: A vida de Cristo nos mistérios do Terço



Os estudiosos da Bíblia ensinam que há quatro momentos fundamentais na vida de Jesus: Encarnação, Missão, Morte e Ressurreição. Estas etapas decisivas na vida de Cristo não podem ser entendidas de maneira isolada, porque fazem parte de uma única realidade: o mistério de um Deus que escolheu revelar ao ser humano o seu amor criador.

Os mistérios do Terço, de uma maneira muito pedagógica, nos fazem pensar em cada uma destas quatro realidades que marcam a história de Jesus de Nazaré.

A Encarnação

Toda a vida de Jesus depende desta inefável iniciativa da Santíssima Trindade. O nascimento de Jesus é o evento que está na origem da plena e definitiva revelação de Deus. Todas as obras e os ensinamentos de Jesus derivam da certeza de que, na plenitude dos tempos, Deus enviou o Seu Filho, nascido de uma Mulher (cf. Gl 4,4).

Também por isso, os primeiros pensadores do Cristianismo ensinaram que Jesus de Nazaré é “Verdadeiro Deus e Verdadeiro Homem”. Ao assumir a condição humana, Jesus nos faz participantes da natureza e do ser de Deus. Santo Irineu de Lião dizia que a Encarnação de Jesus salva e diviniza os seres humanos.

São os mistérios da alegria que, de modo muito especial, recordam esta primeira e tão decisiva etapa da vida de Jesus.

A Missão

Diversos textos bíblicos dizem que Jesus viveu para fazer o bem (cf. Mc 7,37). Ele anuncia o Reino, cura os enfermos, perdoa os pecadores e, principalmente, nos faz entender que Deus é um Pai que nos ama e que nos quer bem. A Missão de Jesus é sempre a Missão do próprio Deus. Ensinamentos, gestos, palavras e ações de Jesus são sempre reflexos e expressões do grande amor de Deus por nós. Livre do pecado e de todo tipo de preconceito, Jesus é capaz de olhar para o ser humano com os olhos de Deus. Os mistérios luminosos descrevem parte significativa da Missão de Jesus.

A Morte

Os mistérios dolorosos, que aparentemente poderiam representar a última etapa da vida de Jesus, mostram, na verdade, apenas o início do bem maior que está para acontecer n’Ele. A sua paixão e morte na cruz devem ser entendidas como passagem, caminho e transição para uma vida nova. Os mistérios da dor nos ensinam que Jesus foi capaz de assumir a nossa condição humana a partir da fragilidade e da dor. Ao morrer na cruz, Jesus garante para todos nós a certeza de que o nosso Deus se compadece do sofrimento humano. Cruz e ressurreição nunca podem ser entendidas separadamente.

A Ressurreição

O próprio Jesus diz de si mesmo: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em plenitude” (Jo 10,10). O Cristianismo nasceu com esta esperança de Ressurreição e de vida nova. Ao ressuscitar Jesus dos Mortos, a mensagem divina para cada um de nós é muito clara: Nosso Deus é o Deus da Ressurreição e da Vida. Fomos criados para a eternidade e para a plenitude da vida. Nas mãos de Deus, a vida humana é recriada. Nenhum de nós é criado para a morte. Somos filhos de Deus e é a Ele que pertencemos. Os mistérios gloriosos nos ensinam a viver como ressuscitados, como novas criaturas.

Olhar o mundo com os olhos de Deus

Encarnação, Missão, Morte e Ressurreição, tão presentes nos mistérios do Terço, são os principais momentos da vida de Jesus. Todos esses quatro momentos fundamentais da vida de Jesus são também ensinamentos sobre o Ser e o Agir de Deus na vida humana. Jesus revela o mistério de amor de um Deus que se dignou assumir a nossa condição humana. O Mistério de Deus é, em Jesus de Nazaré, a certeza de que todos nós fomos criados para a vida plena e feliz!

O nosso desejo é que a oração do Terço dos Homens nos faça cada vez mais semelhantes ao próprio Jesus. Agradeço, de um modo muito especial, a todos vocês que participam da Família Campanha dos Devotos e que nos ajudam a edificar este Santuário. Que a oração do Terço nos aproxime sempre mais do amor de Deus.

Padre Eduardo Catalfo
Reitor do Santuário de Aparecida


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Santuário Nacional, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...