Igreja

A Oração do Rosário

Padre Inácio Medeiros C.Ss.R.

Escrito por Pe. José Inácio de Medeiros, C.Ss.R.

10 FEV 2023 - 20H39 (Atualizada em 13 FEV 2023 - 11H57)

Gustavo Cabral

“O rosário é a forma de oração mais excelente e o meio mais eficaz para alcançarmos a vida eterna. É o remédio para todos os nossos males, a raiz de todas as nossas bênçãos. Não existe maneira mais excelente de rezar” (Papa Leão XIII).

A Igreja desde muitos séculos convida os católicos de todo o mundo a rezar e meditar os mistérios da vida, paixão, morte e ressurreição de Nosso Senhor através da oração do Terço ou do Rosário, como é popularmente conhecido. Esta oração simples, que nasce do coração do povo de Deus é ao mesmo tempo cristológica e mariológica, contendo um profundo significado que precisa ser redescoberto.

A consciência do valor e significado do terço fez com que a Romaria do Terço dos Homens se tornasse um dos maiores movimentos contemporâneos na Igreja do Brasil e, por isso mesmo, no Santuário Nacional, que realiza em 2023 a sua 15ª edição.

Gustavo Cabral
Gustavo Cabral


Liturgia das Horas e Oração do Rosário

A Igreja, através de seus ministros, religiosos e também leigos, desde muito tempo rezava e meditava os Salmos da Bíblia através da Liturgia das horas. Em todos os tempos, mesmo na Idade Média, os monges e depois dos membros das Ordens Mendicantes levantavam-se cedo e logo punham-se em oração através do Ofício Divino.

Através desta oração oficial, em várias horas do dia a Igreja canta e contempla os 150 Salmos e outros hinos da liturgia divididos em quatro semanas, além de outros tempos especiais.

Como o acesso de grande parte do povo de Deus à leitura e, por isso mesmo, aos livros da Bíblia ou da Liturgia das Horas era muito restrito, nasceu a oração do Terço, que na antiguidade era conhecida em algumas regiões como Saltério Angélico.

O terço ou rosário constitui-se numa oração contemplativa que repete as palavras do Anjo Gabriel a Nossa Senhora na primeira parte, e algumas fórmulas da doutrina da Igreja na segunda parte.

Neste método de oração, o número de “Ave-Marias” pronunciadas durante os três conjuntos de mistérios, gozosos, dolorosos e gloriosos, contemplava-se o total de 150 ave-marias, o mesmo número dos Salmos. Isso valeu até que o papa Joao Paulo II, através da carta Apostólica Rosarium Virginis Maria e acrescentou os chamados mistérios da Luz, aumentando o número total de 150 para 200 Ave-marias.

A convocação de campanhas de oração em momento de perigo, como a que antecedeu a Batalha de Lepanto contra os turcos e a divulgação feita por congregações religiosas como a dos dominicanos fez com que a oração do rosário fosse cada vez mais divulgada e conhecida.

A oração dos pequenos

O Terço sempre foi a oração dos mais simples e pequenos, porém sempre foi acessível a todas as categorias de pessoas por se tratar de uma fórmula de oração sem complexos ou complicados conceitos teológicos, sendo feito na forma de repetição simples e passiva dos mistérios da vida e da missão de Jesus.

Vários papas ao longo da História incentivaram a meditação e oração do Terço, e eles mesmos cultivaram esta espiritualidade. O Papa Paulo VI assim afirmou:

“A recitação do Rosário requer um ritmo tranquilo e certa demora a pensar, que favoreçam, naquele que ora, a meditação dos mistérios da vida do Senhor, vistos através do Coração d’Aquela que mais de perto esteve em contato com o mesmo Senhor”.

E Santo Afonso, o fundador da Congregação Redentorista, também afirmou:

“O Santo Rosário é a homenagem mais agradável à Mãe de Deus”.

Gustavo Cabral
Gustavo Cabral


Redescobrir a oração do Terço

Num mundo tão marcado pela correria e preocupações do dia a dia, com seus enormes desafios para cada pessoa e suas famílias, é preciso redescobrir o valor e a importância do terço, como fizeram os milhares de homens que rezam o terço todos os dias, individual, em seu grupo e comunidade. A oração do Terço pode ser uma grande ajuda deixando de ser uma pura repetição mecânica, para ser um caminho de contemplação dos mistérios da vida de Cristo.

Quem reza as Ave-marias permite que a repetição das palavras promova a quietude e o silêncio que, às vezes, é difícil encontrar através de uma oração mais racional. Quando o homem e a mulher do terço pronunciam as palavras do Anjo Gabriel podem com elas encontrar um caminho para configurar-se com Cristo através da presença de Nossa Senhora.

Na Rádio Aparecida

O ouvinte ou o internauta podem rezar o terço com milhares de pessoas de todo o Brasil, que ouvem a Rádio Aparecida e a Rede Aparecida de Rádio, todos os dias, às 22h e 04h da manhã, acessando o Portal a12.com/radio, o Aplicativo Aparecida ou ainda qualquer uma das emissoras da Rede.

Escrito por
Padre Inácio Medeiros C.Ss.R.
Pe. José Inácio de Medeiros, C.Ss.R.

Redentorista da Província de São Paulo, graduado em História da Igreja pela Universidade Gregoriana de Roma, já trabalha nessa área há muitos anos, tendo lecionado em diversos institutos. Atuou na área de comunicação, sendo responsável pela comunicação institucional e missionária da Província de São Paulo, atualmente é diretor da Rádio Aparecida

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...