A Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) 2021 quer ajudar a refletir sobre como encontrar caminhos de comunhão. O tema "Fraternidade e Diálogo: Compromisso de amor" e o lema : "Cristo é a nossa paz: Do que era dividido fez unidade" (Ef 2-14) dão uma oportunidade aos cristãos de exercitarem a comunhão com o próximo e com irmãos de outras Igrejas Cristãs.
Com a intenção de dialogar mais sobre o assunto e saber por que as diferenças são motivos de confronto, o A12 conversa com o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro (RJ), Dom Joel Portella Amado, e a secretária-geral do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, Pastora Romi Bencke.
Na avaliação de Dom Joel, quando fala-se em pontos comuns que unem as diferentes Igrejas cristãs, ainda que se organizem e se configurem de modo diferente, o diálogo pode ser ampliado e une todos os seres humanos de boa vontade, todos que buscam a paz, todos os que buscam um mundo diferente do mundo violento que aí está. “O Diálogo é indispensável. Quando você não dialoga, você acaba recusando um pouco da dimensão humana”.
Para viver bem esse período e aprender a dialogar mais, se faz necessário perguntar sobre algumas questões: “Eu sou uma pessoa de diálogo ou estou aumentando a polarização?”. É importante refletir sobre a construção de uma sociedade de paz e democrática.
A pastora Romi destaca que esta campanha ajuda a viver o compromisso com o Evangelho e com mandamento do amor à pessoa, ensinamentos deixados por Jesus Cristo. “A espiritualidade é algo que também nós temos em comum e o diálogo é um mandato do Evangelho. Não há opção para uma pessoa cristã que queira ser coerente com a sua fé, a não ser ter posturas claras e efetivas de diálogo”, opina.
Ela destaca que, para superar as diferenças entre as Igrejas, é fundamental que se conheça a história de cada uma delas. “Que tenhamos abertura para ir ao encontro do outro, que expressa, de maneira concreta, sua fé em Jesus Cristo de outra forma que não a minha”. Romi também destaca que é um caminho necessário para que as diferenças não sejam transformadas em motivos de conflito.
Eles também destacam experiências de diálogo positivas, como rodas de conversa que vencem pelo diálogo, e não pela polarização. Vale citar o que ocorre entre católicos e luteranos em torno de ações conjuntas. Outro aspecto relevante a ser explicado é sobre a Coleta da Solidariedade, que alimenta o Fundo Nacional desde 1998 e que ajuda a aprimorar projetos sociais.
Dom Joel explica que, a cada ano, mudam-se as necessidades e são estabelecidos três diferentes eixos de atuação. Ao que tudo indica, neste ano, a questão da segurança alimentar, do desemprego e da pandemia serão os eixos principais de atuação, que visa atender as necessidades imediatas de inúmeras localidades.
.:: Veja vídeo com a íntegra da entrevista
:: Se você leu, assistiu e gostou deste conteúdo, deixe sua opinião sobre os tópicos abordados e compartilhe com seus familiares e amigos!
Uma fraterna e abençoada Quaresma para você!
10 temas para preparar as crianças para a catequese em 2026
Listamos temas importantes que introduzem as crianças para a catequese. Saiba assuntos importantes da fé que podem ser ensinados ainda em casa pelos pais.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.