Igreja

Padre redentorista comenta tragédia no Haiti

Missionário Redentorista que atua no país comenta tragédia e como estão as comunidades redentoristas atingidas.

Escrito por Redação A12

16 AGO 2021 - 15H21 (Atualizada em 17 AGO 2021 - 07H56)

O terremoto de magnitude 7,2 na Escala Richter, que atingiu o Haiti na manhã do último sábado (14), contabiliza até o momento, a morte de 1,3 mil pessoas e outras 5,7 mil feridas, além de milhares de moradores desabrigados. A tragédia ocorreu principalmente nas cidades de Cayes e Jérémie, no sudoeste da ilha. 

Na Diocese de Jérémie, uma Catedral veio abaixo e outras igrejas e casas religiosas também foram danificadas. Já na Diocese de Les Cayes, a residência do cardeal Chibly Langlois, bispo da diocese e presidente da Conferência Episcopal do Haiti, foi danificada e o cardeal ficou ferido. Um padre que morava na residência do bispo foi morto sob os escombros, e existem outros feridos e mortos.

Nessas cidades, a Congregação Redentorista mantém diversas casas e comunidades. Padre Renold Antoine C.Ss.R., que atua no Haiti, escreveu ao Governo Geral Redentorista comentando como está o país nesse momento. Ele contou que junto das trágicas mortes, o dano material é enorme em toda parte "quase como se fosse semear mais pobreza entre as pessoas e famílias que já são pobres há muito tempo", disse. 

O missionário disse ainda que a tragédia ocorreu na véspera da Solenidade de Nossa Senhora da Assunção, um feriado muito popular em alguns departamentos do Haiti, e chegou como "um acontecimento inesperado".

"Em nível eclesial, o dano é imenso. Duas catedrais foram seriamente afetadas, muitos templos e casas paroquiais foram destruídos. Da parte dos Missionários Redentoristas, não há perda de vidas, mas alguns de nossos lares no Sul estão afetados por grandes fissuras. Os parentes dos confrades estão fortemente afetados. Esperamos ter mais informações nas próximas horas. Como Congregação, apresentamos nossas condolências às famílias das vítimas deste forte terremoto que causou várias perdas de vidas humanas e materiais no sul do país", completou o religioso. 

Padre Antoine também rogou a Deus piedade pelo país que "está se tornando um verdadeiro lugar de eventos sem precedentes. As pessoas querem paz e bem-estar para olhar para o futuro com olhos esperançosos!", assinalou. 

O Governo Geral recebeu ainda outras atualizações sobre a tragédia, entre elas, que os noviços de Jérémie não estavam na comunidade no momento do terremoto, mas infelizmente os danos materiais são grandes. Em Les Anglais, a despensa de doação e distribuição de alimentos das ONGs Redentoristas foi gravemente danificada, e em Chateau, a Escola Redentorista resistiu ao forte impacto do terremoto, mas a casa da comunidade está parcialmente destruída.

"Mantenham em suas orações nossos confrades no Haiti e todos aqueles que estão sofrendo as dramáticas consequências do terremoto", pediu padre Antoine. 

Reprodução
Reprodução
Residência do Bispo em Les Cayes


O país vem vivenciando uma crise política e uma onda de violência, que culminou no dia 7 de julho, no assassinato do presidente Jovenel Moise. A tragédia não poderia ter ocorrido em um momento pior para o país de 11 milhões de habitantes. 

Após o terremoto, o país ainda deverá enfrentar o Ciclone tropical Grace, que poderá causar fortes chuvas nas próximas horas. 

"O Senhor tenha piedade do país, o país está se tornando um verdadeiro lugar de eventos sem precedentes. As pessoas querem paz e bem-estar para olhar para o futuro com olhos esperançosos!", finalizou padre Antoine. 


Fonte: CSSR News.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...