No último sábado (9), a Santa Sé anunciou que o Santo Padre indicou um sacerdote nascido e ordenado no Brasil para ser o próximo bispo auxiliar de Boston, nos Estados Unidos.
Aos 47 anos, padre Cristiano Guilherme Borro Barbosa é o mais jovem brasileiro nesta função na Igreja Católica e o segundo bispo mais jovem dos Estados Unidos. Ele se unirá ao arcebispo de Boston, o cardeal Seán O'Malley, e a outros quatro auxiliares como bispos da arquidiocese, em um território que inclui quase 1,8 milhão de católicos.
O cardeal O'Malley citou a experiência de dom Barbosa com a comunidade brasileira local, bem como a sua formação teológica e extensa experiência paroquial, como fatores na indicação pelo papa.
“Estou grato ao papa Francisco, por abençoar esta arquidiocese com a nomeação do bispo eleito Barbosa. Ele oferece um coração de pastor e uma ampla gama de experiências que o prepararam para este novo papel na vida da Igreja”, disse o cardeal numa declaração fornecida pela arquidiocese de Boston.
Na mesma declaração, dom Barbosa disse estar “humilhado” pela “grande confiança” demonstrada pelo papa ao nomeá-lo bispo auxiliar. Ele também disse que está “feliz se puder servir a Deus e ao seu povo com amor” e descreveu o papel dos ministros da Igreja como promotor da “unidade e da paz”.
Dom Cristiano Guilherme Borro Barbosa nasceu em 11 de outubro de 1976 em Adamantina, na Diocese de Marília. Formou-se em Filosofia pela Universidade do Sagrado Coração de Bauru e cursou a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em Belo Horizonte, obtendo o título de Mestre em Psicologia. Foi ordenado sacerdote pela Diocese de Bauru em 22 de dezembro de 2007 e incardinado pela Arquidiocese de Boston em 2021.
Ocupou os seguintes cargos e realizou outros estudos: capelão da comunidade luso-brasileira na Arquidiocese de Boston (2008–2019); vigário paroquial da Saint Anthony of Padua e da Saint Francis of Assisi em Cambridge (2019); obteve a Licenciatura e Doutorado em Teologia pelo Boston College; vigário paroquial da Holy Family, dell’Immaculate Conception e da Saint Anthony of Padua em Lowell (2019–2020); membro do corpo docente do Pope John XXIII National Seminary em Weston e do Saint John Seminary em Brighton (2020–2023); desde 2023 é vigário episcopal da região central e secretário para a Evangelização.
Fonte: ACI Digital e Vatican News
Santos para recorrer na busca por um trabalho
Santos como São José Operário, São Caetano e Santo Isidoro podem auxilar na busca por emprego e proteção no trabalho.
Solidariedade: como podemos ajudar as vítimas dos incêndios?
A fé une pessoas que estão a milhares de quilômetros de distância, em momentos difíceis é preciso reconhecer a importância de apoiar irmãos em meio a desastres naturais.
Papa Francisco escreve autobiografia: Esperança
É inédita a atitude de um Pontífice escrever sobre sua própria vida
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.