A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi recebida pelo Papa Leão XIV na manhã desta segunda-feira (26), no Vaticano. O encontro é a primeira audiência anual da atual presidência com o Pontífice, dentro da agenda tradicional realizada em janeiro, que inclui também reuniões com os Dicastérios da Cúria Romana.
A audiência reforçou o vínculo entre a Igreja no Brasil e a Santa Sé. O arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da CNBB, Cardeal Jaime Spengler, definiu o momento como “um momento especial de fraternidade e proximidade, uma oportunidade de fortalecer ainda mais a comunhão”.
Durante a conversa, os bispos brasileiros partilharam com o Papa as experiências recentes da Igreja no país. Também apresentaram as repercussões de eventos eclesiais realizados no Brasil e em outras regiões do mundo. Um relatório das atividades da CNBB no último ano ajudou a contextualizar os desafios pastorais e missionários enfrentados atualmente.
O clima da audiência foi cordial e, de forma espontânea, recordou-se que a última Assembleia Geral da CNBB precisou ser suspensa, já que o pregador convidado para a abertura foi chamado a assumir o ministério como Sucessor de Pedro. A reação do Papa foi "uma risada gostosa", como disse o cardeal.
Segundo o Cardeal Jaime Spengler, o encontro foi respeitoso e fecundo. Houve, mais uma vez, a reafirmação da disposição da Igreja no Brasil em colaborar com o Pontífice. O Papa, por sua vez, expressou sua proximidade pastoral com o povo brasileiro.
A visita da presidência da CNBB acontece em um momento simbólico. Recentemente, foram celebrados os 200 anos das relações diplomáticas entre o Brasil e a Santa Sé, além dos 15 anos do Acordo Brasil–Santa Sé. Soma-se a isso a memória dos 400 anos das missões no sul do país, fundamentais para a formação histórica e territorial do Brasil, tanto no Sul quanto na região amazônica.
add_box Missa no Vaticano celebra Bicentenário das relações Brasil–Santa Sé
Ao longo da semana, a presidência da CNBB segue a tradição de visitar os organismos da Cúria Romana. O objetivo é aprofundar o diálogo sobre a vida e a missão da Igreja no contexto atual.
Nesta segunda-feira, a agenda incluiu uma visita ao Dicastério para a Comunicação. Os bispos se reuniram com o Prefeito Paolo Ruffini para refletir sobre os desafios da comunicação e o papel evangelizador da Igreja nos meios contemporâneos. O encontro reforçou a importância de uma presença católica clara, próxima e fiel ao Evangelho no ambiente digital.
add_box Por que a presidência da CNBB visita o Papa e os dicastérios?
A jornalista e apresentadora da TV Aparecida Camila Morais está em Roma e fez um balanço da reunião:
Leão XIV orienta catequistas: sentir-se Igreja é o essencial
Ao responder carta de uma catequista, Papa a acolhe ao pedir que supere a lógica dos números e forme fiéis conscientes de que pertencem à Igreja.
Local onde Jesus nasceu será restaurado após 600 anos
A Gruta da Natividade, venerada como local do nascimento de Jesus, será restaurada em Belém após 600 anos, unindo igrejas cristãs e autoridades locais.
Papa destaca unidade cristã como missão comum a todos
Leão XIV reforça que a unidade dos cristãos é missão a ser vivida por todos, aponta o caminho sinodal e recorda que o ecumenismo serve ao anúncio do Evangelho
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.