Igreja

Pastoral da Moradia e Favela: conheça orientações e princípios

Escrito por Redação A12

13 NOV 2023 - 15H50 (Atualizada em 13 NOV 2023 - 16H39)

Bruno Martins Imagens/Shutterstock

A Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Cepast-CNBB) lança orientações e princípios para implementação da Pastoral da Moradia e Favela nas comunidades. 

A iniciativa de criação da Pastoral partiu de mutirões que enxergaram a necessidade de uma presença orgânica, evangelizadora e sociotransformadora da igreja junto às pessoas que vivem nas periferias, favelas, cortiços e ocupações.  Dessa forma, caminhando com a comunidade, possam contribuir no fortalecimento de uma convivência urbana saudável, com o acesso ao saneamento básico, o direito à mobilidade nas cidades, o transporte público de qualidade, o acesso à educação, à saúde e ao bem-estar. 

CNBB
CNBB
Cartaz da Pastoral da Moradia e Favela


Dom José Valdeci Mendes dos Santos, bispo da diocese de Brejo (MA) e presidente da Cepast-CNBB, lembra que ao longo da caminhada das Semanas Sociais surgem frutos, e desta sexta edição, um deles é a criação da Pastoral da Moradia e Favela. 

“Falar de moradia é falar de dignidade para as pessoas, para as famílias. É falar de direitos e políticas públicas que favoreçam a todas e a todos, para que vivam com dignidade”, afirma o bispo. 

 Já o bispo da diocese de Registro (SP), dom Manoel Ferreira dos Santos Junior, que aceitou a missão de ser o referencial da Pastoral da Moradia e Favela, enfatiza os problemas que as cidades têm, no que tange à questão do direito à moradia digna. 

“Nós precisamos dar uma mística a essa missão, ajudar as pessoas a vencerem o problema da falta de moradia e garantir como um direito. Para isso, estamos iniciando e forma oficial a Pastoral da Moradia e Favela. E eu quero animar a todas as dioceses, todas as paróquias, todas as cidades, os agentes de pastoral a uma atenção especial para a questão da moradia: que a gente não esteja ausente desta missão, que a gente possa ajudar nosso povo a ter a mística de lutar por aquilo que é um direito de fato. Que a cada lugar que queiram iniciar a Pastoral, tenham certeza do apoio de nossa Igreja”. 

Acesse o conteúdo completo sobre a Pastoral da Moradia e Favela aqui!

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...