As cores, os enfeites e as luzes do Natal despertam no coração das pessoas o espírito da solidariedade. É muito comum perceber, nessa época do ano, as pessoas mais solidárias e preocupadas com o próximo. Presentear a quem se ama, confraternizar junto aos amigos são gestos comuns deste período. Mas por que as pessoas são mais solidárias no período de Natal?
Leia MaisNatal: Jesus é a luz que ilumina a nossa vida
Para a psicóloga Flávia Rodrigues, os gestos de solidariedade no período de Natal estão ligados a questões culturais e também religiosas.
“A solidariedade na época do Natal vem primeiramente com a questão religiosa. É um tempo que a própria Igreja trabalha a questão de vermos o próximo e suas necessidades”, afirmou.
A psicóloga alerta para o apelo da questão capitalista, que também se faz presente nesta época.
“Esse exercício de solidariedade é muito bonito e combina com o tempo do Natal, mas seria muito bom se ele se estendesse durante todo ano e que os presentes não fossem só materiais, que pudéssemos agregar valores como amor, fé, paz, alegria, respeito à vida das outras pessoas”, completou.
O Padre Célio Lopes dos Santos, C.Ss.R, acredita que as pessoas são mais solidárias no período de Natal porque é uma festa mundial e diz respeito à celebração do encontro humano.
“Cada país tem seu estilo de comemorar e enfeitar o ambiente. O Natal é uma festa cristã, o cristianismo comemora o Natal, que quer dizer nascimento – nascimento de Jesus. Por sua vez, com o passar dos anos foi ganhando um sentido econômico, comercial e turístico”.
Outra característica destacada pelo padre Célio Lopes é que o Natal acontece no final do ano e aproveita-se para unir as confraternizações.
“Assim, os pais parabenizam os filhos que foram bem na escola, empresas presenteiam seus funcionários, equipes diversas marcam os famosos amigos secretos, e, é claro, tudo isso contagia as pessoas e vai passando de família em família criando um sentido solidário e feliz”.
Padre Célio avalia que as cores e os enfeites desta época também inspiram as pessoas.
“Destacamos as cores desse tempo, no Brasil, como em vários países copia-se o estilo europeu e americano. Embora não caia neve nesse tempo aqui no Brasil – estamos no verão, encontramos comércios e lugares diversos imitando neve e chaminés para atrair os turistas e compradores. É bonito e desperta a sensação de alegria. Cores e músicas enchem ambientes. Então encontramos nas pessoas as mais diversas preocupações em desejar aos seus semelhantes os votos de feliz Natal e próspero ano novo”, completou.
Papa Francisco anuncia a Primeira Jornada Mundial das Crianças
Durante o Angelus da Solenidade da Imaculada Conceição o Santo Padre anunciou a Jornada Munidal das Crianças, em Roma, no próximo ano. Leia mais!
Com o Terço na Mão, Padre Antônio Maria evangeliza as crianças!
"Com o Terço na Mão para Crianças" explica detalhadamente como o terço surgiu, quais são os mistérios e também conta com um diário para você não esquecer das suas intenções e por quem rezar!
Bíblias e livros da Editora Santuário para toda a família!
Kits de leitura da Editora Santuário para toda a família!
Boleto
Carregando ...