Diante da decisão do Congresso Nacional de derrubar maior parte dos vetos presidenciais ao Projeto de Lei (PL) 2903/2023 referentes ao reconhecimento, à demarcação, o uso e a gestão de terras indígenas, dentre eles o Marco Temporal, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nota na última segunda (18) se solidarizando com os direitos aos povos indígenas. Leia MaisCNBB agradece doações à Campanha para a Evangelização 2023CNBB se manifesta contra legalizar jogos de azar no Brasil
A nota “O cuidado com os Povos Indígenas é o cuidado com a Casa Comum” afirma que é preciso assegurar o mínimo dos direitos aos povos indígenas, “sendo o primeiro e primordial, a garantia de seus territórios e do bem-viver, na forma da Constituição”.
A CNBB apontou quatro pontos sobre a derrubada pelo Congresso Nacional da maior parte dos vetos presidenciais, entre eles o da tese do Marco Temporal:
“A recente decisão do Congresso Nacional, de 14 de dezembro de 2023, que derrubou a maioria dos vetos presidenciais ao Projeto de Lei (PL) 2903/2023, dentre eles o marco temporal, ameaça a vida e a integridade dos povos indígenas, desestabiliza a relação com os demais poderes da República, cria obstáculos à proteção dos territórios originários e viola o direito às terras que eles tradicionalmente ocupam, prerrogativa já confirmada pelo Supremo Tribunal Federal”.
Assista ao bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, lendo a nota na íntegra:
:: Entenda a preocupação da Igreja Católica com os povos indígenas
Fonte: CNBB
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.