Diante da decisão do Congresso Nacional de derrubar maior parte dos vetos presidenciais ao Projeto de Lei (PL) 2903/2023 referentes ao reconhecimento, à demarcação, o uso e a gestão de terras indígenas, dentre eles o Marco Temporal, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nota na última segunda (18) se solidarizando com os direitos aos povos indígenas. Leia MaisCNBB agradece doações à Campanha para a Evangelização 2023CNBB se manifesta contra legalizar jogos de azar no Brasil
A nota “O cuidado com os Povos Indígenas é o cuidado com a Casa Comum” afirma que é preciso assegurar o mínimo dos direitos aos povos indígenas, “sendo o primeiro e primordial, a garantia de seus territórios e do bem-viver, na forma da Constituição”.
A CNBB apontou quatro pontos sobre a derrubada pelo Congresso Nacional da maior parte dos vetos presidenciais, entre eles o da tese do Marco Temporal:
“A recente decisão do Congresso Nacional, de 14 de dezembro de 2023, que derrubou a maioria dos vetos presidenciais ao Projeto de Lei (PL) 2903/2023, dentre eles o marco temporal, ameaça a vida e a integridade dos povos indígenas, desestabiliza a relação com os demais poderes da República, cria obstáculos à proteção dos territórios originários e viola o direito às terras que eles tradicionalmente ocupam, prerrogativa já confirmada pelo Supremo Tribunal Federal”.
Assista ao bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, lendo a nota na íntegra:
:: Entenda a preocupação da Igreja Católica com os povos indígenas
Fonte: CNBB
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário Ano Litúrgico.
Mártires da fé: Igreja terá novos Beatos e Veneráveis
Papa Leão XIV reconhece 12 novos beatos e três veneráveis, incluindo mártires da Guerra Civil Espanhola e Enrique Ernesto Shaw, leigo e pai de família argentino.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.