Por Tatiana Bettoni Em Igreja

Primeira parte do Diretório de Homilética ganha tradução em português

Padre Ari Ribeiro, da Diocese de Santo Amaro, traduziu para o português a primeira parte do Diretório Homilético preparado pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. O documento lançado em italiano em dezembro de 2014 deve subsidiar os sacerdotes e seminaristas na preparação de homilias, visando evitar improvisos.

Foto de: Reprodução 

Diretório-Homilético

 

O trabalho de tradução da primeira parte, intitulada “A Homilia e o âmbito litúrgico”, foi solicitado pela Pastoral da Comunicação da Região Lapa da Arquidiocese de São Paulo. O material está disponível no site da Região Lapa para download e já foi entregue a uma editora que poderá fazer a publicação, após tradução da segunda parte chamada “A arte de pregar”.

Padre Ari Ribeiro foi auditor do Sínodo dos Bispos em 2008, e lembrou ao portal A12 que o Diretório de Homilia foi uma das propostas feitas pelos bispos ao Papa Bento XVI, “que acatou de bom grado e confiou o documento à Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, cuja preparação levou mais de seis anos”.

Após estudar profundamente o Diretório, padre Ari destaca que ele é “um subsídio a mais” para preparação de homilias, e propõe, por exemplo, a concordância entre os temas bíblicos e os temas do catecismo.

“Aqueles dez ou quinze minutos de homilia precisam ser muito bem aproveitados e, para isso, os celebrantes precisam conhecer bem as propostas daquele dia. Há um vínculo litúrgico entre as orações, leituras e todo o Rito da Palavra, que são escolhidos seguindo uma determinada ordem. É importante que o padre cumpra esse itinerário e conheça os desafios que o seu público enfrenta. Uma homilia feita na capital paulista deve ser diferente das de outras cidades. Ele precisa saber aproveitar o tempo que possui disponível”, avalia o sacerdote.

As traduções nas principais línguas serão realizadas pelo Dicastério, enquanto nas outras línguas a responsabilidade pela tradução será das Conferência dos Bispos interessadas.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Tatiana Bettoni, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.