Nós todos somos chamados a fazer o bem neste mundo. E para isso contamos com a graça daquele que nos chamou. É isto que nos recorda o Ano Vocacional, que estamos vivendo na Igreja do Brasil, com o tema “Vocação: Graça e Missão”, e com o lema “Corações ardentes, pés a caminho”.
Leia MaisComo entender o chamado de Deus para o sacerdócio?Assumir sua vocação é encontrar seu lugar no mundoA vocação vem de Deus, como uma graça e uma missão. O Batismo nos faz todos missionários, porque nos incorpora a uma Igreja que existe para evangelizar, o Documento de Aparecida afirma que ser discípulo e ser missionário são duas dimensões de cada seguidor de Jesus. Os que frequentam a escola do Mestre são enviados como continuadores da obra dele.
Como nascem as vocações?
O Papa Francisco responde: “Nascem da oração e na oração. E na oração podem perseverar e dar fruto”. Costuma ser nos jardins das boas famílias cristãs que Deus semeia as flores que Ele colhe para o serviço na Sua Igreja. Por isso, lemos no Documento de Aparecida: “É dever dos pais, especialmente através de seu exemplo de vida, a educação dos filhos para o amor como dom de si mesmos e a ajuda que eles prestam para descobrir sua vocação de serviço, seja na vida leiga como na vida consagrada” (n. 303).
Deus, que é infinito em sua sabedoria, tem mil maneiras de chamar os seus escolhidos. Pode ser a simples leitura de um boletim dos Missionários no Exterior como aconteceu com o Redentorista São João Nepomuceno Neumann.
Santo Antão Abade sentiu-se chamado por Deus ao ouvir a frase bíblica: “Se queres ser perfeito, vai, vende o que possuis, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no Céu” (Mt 19,21). As Missões Redentoristas têm despertado vocações, como também as Semanas Vocacionais e certas mensagens recebidas na Missa, no rádio, na TV e pela internet. Sim, Jesus “continua a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas, repetindo o convite a muitos de nossos jovens.”
Aos que se sentirem chamados, o Papa Francisco anima a ter plena confiança: “Não tenhais medo” — insistiu ele em Lisboa, no final da Jornada Mundial da Juventude. E qual a razão dessa coragem com que abraçamos a vocação? É aquela certeza repetida muitas vezes na história bíblica de que Deus estará conosco, como Ele disse a Moisés (Ex 3,12), a Josué (Js 1,5), a Gedeão (Jz 6,16), a Jeremias (Jr 1,8) e como foi dito a Nossa Senhora pelo arcanjo Gabriel: O Senhor é convosco (Lc 1,28).
As vocações especiais, como a sacerdotal e religiosa, são vividas após anos de formação, sob os cuidados de alguém que ajuda a pessoa a discernir onde está a vontade de Deus para ela. Se Deus quer você em determinada missão, Ele está afirmando que nela você será feliz e realizado.
Padre Rodrigo Arnoso nos ensina como discernir a vocação
“O santo não bateu”: por que essa expressão não faz sentido na fé
Nas relações humanas pode existir "estranhamentos", mas como a fé nos ensina a relacionarmos uns com os outros? Entenda por que a expressão "o santo não bateu" não faz sentido na fé.
Oração pelos Necessitados
Você tem alguma necessidade para pedir auxílio de Deus? Reze com fé a Oração pelos Necessitados com o padre Célio Lopes, C.Ss.R.
O novo papa pode concluir os textos do papa anterior?
Com estilo semelhante ao de Francisco, Leão XIV pode retomar documentos inacabados em uma continuidade do magistério do Papa argentino
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.