Igreja

Qual o valor da família para Deus?

Vocação familiar é um dom de Deus

Escrito por Lais Silva

15 AGO 2022 - 13H35 (Atualizada em 15 AGO 2022 - 15H44)

Evgeny Atamanenko / Shutterstock

A Igreja valoriza a família porque esse é um dom criado por Deus, sendo uma responsabilidade humana, uma realidade eclesial e social fundamental na convivência diária.

Santo Agostinho, bispo de Hipona, nos séculos IV e V, afirmou que os pais exercem uma função eclesial e sacerdotal, junto da família.Leia MaisVocação Familiar: Cuidado, paciência e amorDiocese de Taubaté celebra Semana da Família de 14 a 21 de agosto

“Estes são todos servidores de Cristo, cada um segundo as suas possibilidades, vivendo no bem, fazendo esmolas, anunciando o nome do Senhor".

O mês de agosto traz reflexões sobre as vocações, a Igreja considera todas elas importantes, porque são os chamados de Deus para a vida das pessoas. A vocação familiar ou matrimonial, é a segunda vocação em que a Igreja reflete durante o mês de agosto e é a vocação da maioria dos cristãos, que formam uma família e escolhem educá-la seguindo o Evangelho.

Dom Vital Corbellini, bispo de Marabá, afirma que a Igreja sabe da importância de todas as famílias, de modo que a pastoral familiar ajuda muito na resolução e no encaminhamento das diversidades de famílias.

“A situação familiar exige toda atenção por parte da comunidade eclesial, porque se de um lado muitas famílias vivem a unidade, a indissolubilidade no matrimônio, existem outras famílias, enfrentando dificuldades de relacionamento, de separações, de casais de segunda união, e outras formas de famílias. É preciso rezar pelas famílias para que vivam na paz, no amor”.

Os papas ressaltam a importância da família, o Papa João Paulo II disse “que a Igreja iluminada pela fé, coloca como bens preciosos o matrimônio e a família, de modo que anuncia para eles o Evangelho, a Boa Nova para todos aqueles que são chamados ao matrimônio, bem como aos esposos e aos pais do mundo”.

Papa Francisco, afirmou que o consentimento e a união do homem e da mulher, são os instrumentos da ação divina, tornando-os uma só carne e respondendo à vocação que vem de Deus.

“A família é o âmbito não só da geração, mas também do acolhimento da vida que chega como um presente de Deus”.

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Lais Silva, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...