Por Fábio Santos Em Igreja Atualizada em 28 MAI 2019 - 09H21

Quando se comemora o dia de Nossa Senhora de Nazaré?


Gustavo Cabral
Gustavo Cabral


Salve Nossa Senhora de Nazaré, a Rainha da Amazônia!
Em várias partes do Brasil, sua devoção é parte da vida de muitos fiéis, sendo celebrada no Pará, no Tocantins, em Brasília, no Maranhão, no Piauí, em Pernambuco, em Rondônia, no Amapá, em São Paulo, em Minas Gerais e em Saquarema, no Rio de Janeiro. Mas fica uma dúvida: afinal de contas, qual é o dia certo de sua celebração, 8 de setembro ou 8 de outubro?

Leia MaisMeu primeiro Círio de NazaréEm Belém (PA), romeiros dão testemunho de amor a Nossa Senhora de Nazaré A12 viaja para Belém (PA) para a cobertura do Círio de NazaréPrimeiro, seria importante lembrar que é uma devoção nascida em Portugal, onde, segundo a tradição, uma imagem esculpida pelo próprio São José teria sido levada para a Espanha e, após uma batalha, levada para Portugal, concedendo ao guerreiro português Dom Fuas Coutinho, almirante da esquadra portuguesa, um milagre. Vale a pena conhecer a sua história.

Aqui no Brasil, no entanto, sabemos que a sua maior devoção se expressa no Pará, especialmente na procissão do Círio de Nazaré. É tão forte que já é considerado Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial. Participam mais de dois milhões fiéis.

A Santa Sé, em 1792, autorizou a realização da procissão no dia 8 de setembro. O primeiro Círio então foi realizado no dia 8 de setembro de 1793. Porém, não havia uma data fixa. Ela poderia ser realizada em setembro, outubro ou novembro. Somente em 1901, o Bispo Dom Francisco determinou que fosse celebrada no segundo domingo de outubro.

Em Saquarema (RJ), por outro lado, a celebração continua sendo em setembro. Como a imagem foi encontrada por um pescador em uma das colinas no dia 8 de setembro, permanece sua celebração neste mesmo dia, perto do “Costão” onde estava inicialmente. Lá foi construída uma Igreja, e desde 1630 celebra-se a sua devoção.

Escrito por
fabio santos (Arquivo Pessoal)
Fábio Santos

Fábio Santos Araújo é leigo Consagrado no Sodalício de Vida Cristã em Petrópolis (RJ). Formado em Filosofia, cursa graduação em Teologia na Universidade Católica de Petrópolis

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.