Igreja

Quem foi o beato Adolfo Kolping?

Este beato é considerado um precursor da doutrina social da Igreja.

Escrito por Redação A12

31 OUT 2021 - 05H00

Reprodução

Pioneiro na reforma social, importante publicitário católico e capelão realista, Adolfo Kolping era tudo isso. Até hoje é conhecido por ser um “Pai dos Aprendizes”; seu exemplo permanece vivo em dezenas de países em todo o mundo através da Obra Kolping

Como o quarto filho de um pastor, nasceu no dia 8 de dezembro de 1813, em Kerpen, perto de Colônia, Kolping teve uma educação humilde. Depois de ser treinado como sapateiro e do exame de certificação, ele trabalhou dez anos nessa profissão. Experimentou ali as circunstâncias desumanas em que a maioria dos trabalhadores manuais tinha que trabalhar e então, decidiu reestruturar sua vida.

Aos 23 anos decidiu ir para a escola primária para se tornar padre. Em 13 de abril de 1845, foi ordenado sacerdote na Igreja dos Minoritas de Colônia. Sua vida como vigário o levou a Wuppertal, onde foi apresentado à associação de aprendizes de Johann Georg Breuer. Em junho de 1847, Kolping foi nomeado pároco da associação e experimentou como a comunidade dava aos jovens, que estavam longe de casa, apoio, companheirismo e estabilidade religiosa.

A ideia de Kolping e suas repercussões

Padre Kolping estava determinado a levar adiante essa ideia e voltou para a cidade de Colônia disposto a fazê-la. Ali fundou uma associação em 1849, que viria a ser a semente da Obra Kolping. Em 1º de janeiro de 1850, a associação já contava com mais de 550 membros e comunidades semelhantes começaram a ser fundadas em outras cidades.

A12
A12
Membros da Obra Kolping em romaria no Santuário de Aparecida, antes da pandemia


Até sua morte em 4 de dezembro de 1865, mais de 400 associações de jovens trabalhadores foram fundadas na Alemanha e em toda a Europa, reunindo milhares de associados. 

Padre Adolfo Kolping é, portanto, o iniciador do movimento social católico e precursor da doutrina social da Igreja.

Em 27 de outubro de 1991, ele foi beatificado pelo santo Papa João Paulo II.  A festa litúrgica do beato é celebrada no dia 4 de dezembro. 

No Brasil 

Em terras brasileiras, o movimento teve início a partir de 1923, e depois, em 1972, com o surgimento da Obra Kolping, numa federação nacional. 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...