As Igrejas locais do Regional Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil organizaram um Manual para a Proteção de Crianças, Adolescentes e Pessoas Vulneráveis da Metropolia de Manaus, apresentado na última sexta-feira (24), pelo bispo auxiliar, Dom Hudson Ribeiro, ao clero da Arquidiocese de Manaus.
Dom Hudson afirmou ao Vatican News que o documento não é “nem proibitivo, nem ameaçador, nem coercitivo, mas preventivo, interventivo e pedagogicamente cheio de esperança”.
Há o sonho de “que esse Manual não seja mais necessário” a partir do momento em que todas as pessoas assumirem “a ideia de que criança e adolescente têm que ser protegidos como expressão de verdadeiro amor cuidadoso”.
Inspiração
O manual foi inspirado no trecho bíblico “Deixai vir a mim as crianças e não as impeçais, porque delas é o Reino dos Céus” (Mt 19,14). O texto elaborado para compor o documento explica que, “na missão da Igreja, está inerente a arte de cuidar, proteger e promover a vida em todas as suas circunstâncias”.
Isso é visto como “o caminho para prevenir todas as formas de violência, se evitar a negligência e resgatar a responsabilidade pessoal, social, ética, profética, promotora de uma cultura do cuidado, conforme nos convoca o Papa Francisco”.
Padre Modino, espanhol, missionário na região amazônica escreveu no Vatican News que o cardeal Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus, contribuiu para que fosse notada a “necessidade de não permanecermos nas normas, mas caminhar para a prevenção [...] um texto, que segundo o metropolita, tem que ser levado para aqueles que colaboram nos trabalhos das paróquias, áreas missionárias e comunidades.”
Objetivos do Manual
De acordo com o Padre Modino, o manual apresenta como objetivo principal “prevenir e intervir, em casos de abuso”. Nesse sentido, dando exemplos de como fazer com que cada ação se torne realidade.
O documento contém também os compromissos a serem assumidos pelo Regional Norte 1, agentes de pastoral e todos os que colaboram no trabalho pastoral.
“… detalhando cuidados e condutas inerentes a todos e todas aqueles que trabalham nos diversos ambientes eclesiais, contendo anexos que devem servir para as diversas atividades realizadas na Igreja.”
Fonte: Vatican News
Papa Francisco nos incentiva ao riso e ao bom humor!
Relembre momentos leves e inspiradores do Santo Padre, que valoriza o senso de humor
6 situações nunca antes vistas em um Jubileu
Diante de um mundo tecnológico e globalizado, o Ano Jubilar de 2025 ficará marcado pelas novidades
A Igreja como propagadora da verdade diante das notícias falsas
Matéria especial do Portal A12 mostra o combate da Igreja contra a desinformação no ambiente digital
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.