Por Polyana Gonzaga Em Igreja Atualizada em 25 MAR 2019 - 16H47

Santos Padroeiros: Conheça o santo que abençoa sua profissão

O trabalho pode nos levar a trilhar o caminho da santidade.

Se você prestar bastante atenção ao calendário de datas festivas, em quase todos os dias comemoramos uma profissão e também o dia de um santo. E não é novidade que cada uma delas tenha um santo padroeiro.

Por que cada profissão tem um santo padroeiro? 🙏


Os santos são intercessores a quem pedimos proteção e recorremos em todas as horas. E na nossa vida profissional não é diferente, já que ela deve ser mais um meio para que possamos trilhar o caminho de santidade. Na história do santos, podemos nos inspirar para viver e praticar seus ensinamentos. Os santos advogam por nós junto a Deus. E sempre tem um santo com afinidade em especial por uma cidade, país, congregação ou atividade profissional.

Mas são tantas as profissões e santos, que hoje escolhemos apenas algumas para falar um pouco de seus patronos.

Profissão: Dentista
Padroeira: Santa Apolônia.

Apolônia viveu por volta de 250 d. C. em Alexandria, no Egito. Sua vida foi marcada pelo amor aos mais pequenos, nos quais ela reconhecia a pessoa de Jesus. Em uma época marcada pela perseguição aos cristãos, Apolônia foi martirizada numa fogueira e, depois de ter os dentes arrancados, tornou-se a protetora dos dentistas. Sua imagem costuma ser representada com uma torquês nas mãos, para lembrar seu martírio. Celebramos a memória de Santa Apolônia no dia 9 de fevereiro.

Profissão: Músico
Padroeira: Santa Cecília.

Cecília nasceu de uma nobre família de Roma nos primeiros tempos do cristianismo e, embora decidida a consagrar-se a Deus como virgem, foi obrigada pelo pai a se casar com um jovem chamado Valeriano. A ele, revelou sua consagração a Cristo e o marido mostrou-se respeitoso. Devido a sua fé, Cecília foi martirizada. Quando ela estava morrendo, cantou a Deus, tornando-se assim a padroeira dos músicos.

⏩ Santa Cecília: Do Amor ao martírio pela fé - Veja o infográfico.


Profissão: Jornalista
Padroeiro: São Francisco de Sales.

São Francisco de Sales nasceu no Castelo de Sales, em 1567. Sua mãe, uma condessa, buscou formá-lo muito bem com os padres da Companhia de Jesus, onde, dentre muitas disciplinas, também aprendeu várias línguas. Desde muito cedo, fez um voto de viver a castidade e buscar sempre a vontade do Senhor. Nunca abandonou a arte da escrita. Usou folhetos e todos os meios possíveis da sua época para propagar a boa notícia, tornando-se o padroeiro dos jornalistas.

⏩ São Francisco de Sales: Missão comunicadora

Profissão: Motorista
Padroeiro: São Cristóvão.

Filho de um rei em Canaã, recebeu o nome de Reprobus. Tornou-se um homem muito forte e decidiu servir aos mais fortes que ele. Após grande período servindo a reis, decidiu dedicar-se a Jesus e foi catequizado e batizado. Como era alto, transportava nos ombros pessoas que precisavam atravessar um rio sem pontes. Seu nome significa Transportador de Cristo.

Profissão: Militar
Padroeiro: São Jorge

São Jorge era soldado do Império Romano. É um santo que representa a coragem e a resistência ao opressor, por isso é usado por muitas pessoas que querem força e proteção na luta contra o mal. Seu rito litúrgico é oficializado pela Igreja Católica. A festa acontece no dia 23 de abril, tanto no Ocidente como no Oriente.

⏩ São Jorge é um santo católico?

Profissão: Cozinheiro
Padroeiro: São Benedito

Um dos santos mais queridos e cuja devoção é muito popular no Brasil, Benedito nasceu em 1526, na pequena aldeia de São Fratelo, em Messina, na ilha da Sicília, Itália. Era filho de africanos escravos vendidos na ilha. Embora em todo o mundo sua festa seja celebrada em 04 de abril, data de sua morte, no Brasil ela é celebrada desde 1983, em 05 de outubro, por uma especial deferência canônica concedida à CNBB. Modelo admirável de caridade e humildade, São Benedito trabalhou como cozinheiro no Convento dos Capuchinhos, antes de ser eleito superior do Mosteiro.

⏩ Curiosidades sobre São Benedito

⏩ Conheça mais sobre a vida dos santos no 'Reze no Santuário'.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Polyana Gonzaga, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.