Igreja

São Dâmaso I: motivador da Palavra de Deus

Um dos Papas mais notáveis do século IV pediu a São Jerônimo para que as Sagradas Escrituras fossem traduzidas para o latim

Escrito por Redação A12

11 DEZ 2023 - 14H49 (Atualizada em 11 DEZ 2023 - 15H55)

Wikipedia

A Igreja celebra, no dia 11 de dezembro, a vida e o ministério de São Dâmaso I. Nascido em 305, na cidade de Guimarães, era dono de uma vasta inteligência, sendo um poeta, arquivista e que amava a arqueologia, talentos de muita importância para o futuro da Igreja.

Foi o 37º Papa da Igreja Católica entre outubro de 366 até sua morte, em 11 de dezembro de 384. Durante o seu pontificado houve explosão de ritos, orações, pregações, com novas instituições litúrgicas e catequéticas que alimentaram a vida cristã. O foco de Dâmaso era defender a fé católica a partir do legado a respeito da fidelidade às Sagradas Escrituras, a conservação dos originais e a integridade da fé.

Leia MaisBíblias e livros da Editora Santuário para toda a família!Você sabe ser gentil? Aprenda com a Bíblia!Os números da Bíblia: Quem são os 144 mil do Apocalipse?O zelo apostólico pela Palavra de Deus era tanto, que ele foi considerado o primeiro Papa a ordenar que se organizasse os arquivos da Igreja. Como uma de suas atitudes, mandou destruir versões deturpadas dos livros, para que não fossem usadas e manipuladas por hereges.

Também ordenou o canto dos Salmos em diversas horas do dia, nos templos e mosteiros, sendo obrigatórios para os bispos e o clero.

Em seu pontificado, era grande a preocupação em conservar a Doutrina da Igreja, e exerceu um forte empenho para que houvesse uma versão oficial da Bíblia com livros e capítulos oficialmente estabelecidos.

Desta forma, pediu ao seu secretário, São Jerônimo, especialista em vários idiomas, para que essa organização dos livros fosse traduzida para o latim, língua oficial da Igreja, usando como fonte principal os textos originais em grego e hebraico. Do ano 392 até 405, mesmo sofrendo pressões de grupos hereges contrários ao método de tradução, foi desenvolvida a obra chamada de Vulgata (que significa “língua do vulgo”, ou seja, “para o povo”), sendo por muitos séculos a referência de Bíblia para o mundo católico ocidental.

Shutterstock
Shutterstock


Pontificado fecundo

Outro feito de São Dâmaso I foram os estudos das escavações onde pessoas eram enterradas em Roma, chamados de catacumbas. Pessoalmente, o Papa escreveu os relatos dos mártires sendo descobertos nos corredores subterrâneos da Santa Sé. Os 18 anos de Dâmaso foram os mais produtivos na história da Igreja.

O Papa deu grande apoio a Santo Atanásio na luta contra a heresia conhecida como arianismo (onde era negada a divindade de Jesus). Foi um dos primeiros Papas que definiu a autoridade do Papa sobre toda a Igreja, dada diretamente por Jesus Cristo e não mediante delegação vinda dos bispos ou concílios.

Sua influência era tanta que, por causa dele, retiraram a estátua da deusa Vitória do Senado Romano visando eliminar vestígios dos cultos pagãos.

Na cripta dos papas, nas catacumbas de São Calisto, ao término da longa inscrição, acrescentou: “Aqui, eu, Dâmaso, gostaria que fossem sepultados os meus espólios, mas temo perturbar as piedosas cinzas dos mártires”.


Padre José Luis Queimado reflete mais sobre São Dâmaso I


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...