Por Frei Rinaldo, osm Em Igreja

Saúde e Fé: Câncer de próstata, vencendo o preconceito e salvando vidas

Queridos internautas, Saúde e muitas bênçãos de Deus. É para todos os pais e para todos os homens que dedicamos esta página. Mas são informações que servem para toda a família.

Foto de: reprodução da internet

novembro azul

O câncer de próstata é o 2º câncer mais comum entre os homens.

O câncer de próstata é o segundo câncer mais comum entre os homens brasileiros. Estima-se que a cada ano aparecem mais de 52 mil novos casos deste tipo de tumor.

Muitos pesquisadores afirmam que se detectado no início as chances de cura chegam a mais de 80%. Em 2008 mais de 17 milhões de mulheres marcaram consultas com os ginecologistas enquanto que apenas três milhões de homens entraram em consultórios de urologistas. Isso prova que as mulheres cuidam mais de sua saúde.

Culturalmente o homem foge das clínicas e consultórios médicos. Uma pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) aponta que 63% das marcações de consultas de próstatas para os homens são feitas pelas esposas. E mesmo assim, muitos homens resistem. O preconceito ainda é muito grande.

Acontece que este preconceito está ceifando vidas e é necessária uma mudança de comportamento urgente. O câncer de próstata é uma doença silenciosa.

A próstata é uma glândula, própria do homem, localizada abaixo da bexiga envolvendo o canal de uretra. Pesa de 25 a 30 gramas e tem um formato de castanha. Sua principal função é a de produzir 70% do líquido seminal (transporte do espermatozóide). As doenças mais comuns são de três tipos: inflatórias e infecciosas (como as prostatites) e os tumores (benignos ou malignos).

Os exames indicados devem ser realizados a partir dos 45 anos (40 se houver histórico familiar). São eles: ultrassom do abdômem (avalia o tamanho e a morfologia da próstata), o P.S.A (sigla americana que significa Antígeno Específico da Próstata) é um exame de sangue que detecta áreas suspeitas que deverão ser avaliadas com mais cuidado conforme o número revelado) e o exame de toque retal. Sintomas como: febre alta, dificuldade para urinar, incômodo no reto, podem ser indícios de uma prostatite. O câncer mais comum é o adenocarcinoma (mais de 98% dos casos).

Nenhum exame é mais eficiente que o toque retal. Pois o câncer de próstata pode se apresentar como uma área endurecida e o médico urologista pode perceber a consistência da glândula através de sua palpação digital. Para acabar com o preconceito: o exame é INDOLOR e não dura mais que 10 segundos.

Homens de todo Brasil: aqui vai um conselho de irmão, amigo e padre: creio que por apenas 10 segundos você pode "salvar" a sua vida. Esta doença é silenciosa.

Detectada a tempo, tem cura. Caso contrário pode ocorrer uma metástase (células cancerígenas que invadem e lesionam outros órgãos do corpo).

Pense na sua vida, nos seus filhos e netos. Deixe o preconceito de lado e vá se prevenir deste terrível mal que está ceifando a vida de tantos homens que preferem dar peso ao preconceito. Você não vai deixar de ser mais "homem-macho"por causa disso. Isso é uma questão de sobrevivência. Um grande abraço.

Lembre-se: cuide bem do seu corpo, ele é Templo do Espírito Santo de Deus.

Colunista - Frei Rinaldo

Escrito por
FREI RINALDO-40 (Juan Ribeiro )
Frei Rinaldo, osm

Religioso da Ordem dos Servos de Maria (OSM)

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Polyana Gonzaga, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...