Após 112 anos, a maior festa popular de Aparecida (SP) depois da Festa da Padroeira do Brasil, a Festa de São Benedito, não desfilará pelas ruas da cidade pelo segundo ano consecutivo.

A Covid-19 veio e tirou das ruas a beleza das cores dos grupos de congadas e moçambiques que vinham em Aparecida todos os anos para participar da festa. Ao todo, era normal a participação de mais de 300 mil pessoas durante a novena e a festa dedicada ao santo, considerada a maior manifestação popular a São Benedito existente no país, interrompida em 2020 e 2021.
O evento é também considerado a maior manifestação religiosa, cultural e folclórica do Estado de São Paulo, devido à envergadura e complexidade das inúmeras atividades realizadas.
Ela começou a ser comemorada em Aparecida, com a fundação da Irmandade de São Benedito, em 1909, dando início à tradição de se escolher um rei e uma rainha (os festeiros), coroados a cada ano, e uma comissão com pessoas voluntárias, para trabalhar integralmente na estruturação e no desenvolvimento das festividades.
São Benedito sempre foi cultuado, entre outras virtudes, como cozinheiro. As festas em seu louvor têm a ver com fartura: muita comida e muitos doces. Desde os primórdios, ainda em Guaratinguetá (SP), e depois em Aparecida, havia distribuição de almoço e de doces para os pobres. Com o tempo, a tradição de distribuir doces se firmou, e grandes filas passaram a se formar para os devotos pegá-los, ou come-los na hora, ou para leva-los como remédio ou como pedido de graças.
Para você matar a saudade separamos uma galeria com fotos de edições anteriores da Festa. Importante não esquecer o encantamento e a beleza das cores nesta comemoração, bem como a importância de São Benedito como santo da Igreja Católica.
1/18


















SERVIÇO: A missa de São Benedito em Aparecida, contará com transmissão pela Rádio Aparecida e TV Aparecida, neste sábado (10), às 9h.
O compromisso da Santa Sé com a proteção de crianças
Santa Sé intensifica esforços na ONU para solucionar o caso das crianças ucranianas deportadas em meio à guerra da Ucrânia, com Papa Leão XIV liderando a ação.
Ciclone atinge a Ásia e comunidade católica acolhe vítimas
Ciclones atingem Sri Lanka, Tailândia e Indonésia, deixam centenas de mortos e mobilizam a Igreja, que acolhe desabrigados e oferece apoio material e espiritual.
Por que um Papa viaja?
Diante da 1ª viagem apostólica do Papa Leão XIV, entenda por que é importante que o Santo Padre faça viagens e encontros com líderes mundiais e fiéis de todo mundo
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...