Igreja

Mais um ano sem a beleza das cores em Aparecida

Escrito por Eduardo Gois

06 ABR 2021 - 10H00 (Atualizada em 06 ABR 2021 - 10H50)

Acervo Jornal Santuário festa-sao-benedito (Acervo Jornal Santuário)

Após 112 anos, a maior festa popular de Aparecida (SP) depois da Festa da Padroeira do Brasil, a Festa de São Benedito, não desfilará pelas ruas da cidade pelo segundo ano consecutivo. 

Festa de São Benedito - Facebook
Festa de São Benedito - Facebook
Festa de São Benedito 2018


A Covid-19 veio e tirou das ruas a beleza das cores dos grupos de congadas e moçambiques que vinham em Aparecida todos os anos para participar da festa. Ao todo, era normal a participação de mais de 300 mil pessoas durante a novena e a festa dedicada ao santo, considerada a maior manifestação popular a São Benedito existente no país, interrompida em 2020 e 2021.

O evento é também considerado a maior manifestação religiosa, cultural e folclórica do Estado de São Paulo, devido à envergadura e complexidade das inúmeras atividades realizadas.

Ela começou a ser comemorada em Aparecida, com a fundação da Irmandade de São Benedito, em 1909, dando início à tradição de se escolher um rei e uma rainha (os festeiros), coroados a cada ano, e uma comissão com pessoas voluntárias, para trabalhar integralmente na estruturação e no desenvolvimento das festividades. 

São Benedito sempre foi cultuado, entre outras virtudes, como cozinheiro. As festas em seu louvor têm a ver com fartura: muita comida e muitos doces. Desde os primórdios, ainda em Guaratinguetá (SP), e depois em Aparecida, havia distribuição de almoço e de doces para os pobres. Com o tempo, a tradição de distribuir doces se firmou, e grandes filas passaram a se formar para os devotos pegá-los, ou come-los na hora, ou para leva-los como remédio ou como pedido de graças.

Para você matar a saudade separamos uma galeria com fotos de edições anteriores da Festa. Importante não esquecer o encantamento e a beleza das cores nesta comemoração, bem como a importância de São Benedito como santo da Igreja Católica.

SERVIÇO: A missa de São Benedito em Aparecida, contará com transmissão pela Rádio Aparecida e TV Aparecida, neste sábado (10), às 9h.


Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Eduardo Gois, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.