De 12 a 19 de maio, as Igrejas do hemisfério sul se unem com o propósito da unidade cristã. Com o tema “Amarás o Senhor teu Deus… e ao teu próximo como a ti mesmo” (Lc 10, 27), a Igreja mostra que o amor é o “DNA” da fé cristã, na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2024.
Na passagem selecionada para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2024, Jesus reafirmou o ensinamento judaico tradicional de Deuteronômio 6, 5: 2 “Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças”; e Levítico 19, 18b: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.
Somos ensinados que o amor de Cristo nos reuniu na unidade. Dessa forma, encontramos nossa identidade comum na experiência do amor de Deus (cf. Jo 3, 16) e revelamos essa identidade ao mundo pelo modo como amamos uns aos outros (cf. Jo 13, 35).
:: Burkina Faso busca no ecumenismo a saída para problemas no país
Leia MaisEcumenismo busca unidade entre Cristãos Em audiência com o Comitê Católico para a Colaboração Cultural das Igrejas Ortodoxas e as Igrejas Ortodoxas Orientais, dirigido pelo Dicastério para a Promoção da Unidade dos cristãos, por ocasião dos seus 60 anos, o Papa Francisco manifestou o seu desejo de que todos os cristãos de diferentes tradições permaneçam unidos através da escuta e do respeito.
O Pontífice pediu que esses anos sejam de profecia, de caridade e semente de unidade, pelo bem de todos os cristãos do mundo e do próprio mundo, que precisa ver florescer novas sementes de paz e comunhão.
“Se a base é a partilha fraterna desta experiência, creio que as nossas histórias passadas, manchadas de erros e incompreensões, pecados e estereótipos, podem ser curadas pouco a pouco, sendo incluídas numa história muito maior, a da fidelidade de Cristo, que 'amou a Igreja e se entregou por ela'”, disse.
No hemisfério norte, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos foi celebrada entre os dias 18 e 25 de janeiro, diante das festas de São Pedro e São Paulo. No hemisfério sul, devido ao período de férias, as Igrejas habitualmente escolhem outras datas para celebrar.
No Brasil, a semana acontece entre a festa da Ascensão do Senhor e a Solenidade de Pentecostes, que neste ano é de 12 a 19 de maio. Segue, assim, o acordo sugerido pelo movimento Fé e Constituição, em 1926, que é também uma data simbólica para a unidade da Igreja.
Fonte: CNBB e ACI Digital
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.