As igrejas de Burkina Faso se preparam para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos em 2024. Com o tema “Amarás o Senhor teu Deus... e a o teu próximo como a ti mesmo” (Lc 10, 27), o contexto específico do país africano reflete a necessidade de colocar o amor no centro da busca pela paz e pela reconciliação.
O convite para trabalhar em conjunto nos textos da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos desafia as diferentes Igrejas de Burkina Faso a caminhar, orar e trabalhar juntas em amor mútuo durante esse período difícil para o seu país.
Leia MaisRezemos pelos países em guerraA guerra, o horror, a morte: o rosto dos que sofremBurkina Faso é um país localizado na África Ocidental, na região do Sahel, que inclui os países vizinhos de Mali e Nigéria. Tem 21 milhões de habitantes pertencentes a sessenta etnias. Em termos religiosos, aproximadamente 64% da população é muçulmana, 9% é adepto das religiões tradicionais africanas e 26% professa a fé cristã, dos quais 20% católicos e 6% protestantes.
Atualmente, o país africano está passando por uma crise de segurança, que afeta todas as comunidades religiosas. Após um grande ataque jihadista organizado fora das fronteiras do país em 2016, a situação de segurança em Burkina Faso deteriorou-se drasticamente.
No entanto, está surgindo um senso de solidariedade entre cristãos, muçulmanos e seguidores de outras religiões tradicionais. Os seus líderes estão trabalhando para encontrar soluções duradouras para a paz e a reconciliação. Com esse objetivo, a Comissão de Diálogo Cristão-Muçulmano da Conferência dos Bispos Católicos de Burkina-Nigéria está fazendo um grande esforço para apoiar o diálogo e a cooperação ecumênica.
“Os cristãos de Burkina Faso estão confiantes de que o amor de Deus vencerá a violência que atualmente aflige seu país”, afirma matéria do Vatican News.
:: Os subsídios para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos para todo o ano 2024 podem ser encontrados em português clicando aqui!
Fonte: Vatican News
O compromisso da Santa Sé com a proteção de crianças
Santa Sé intensifica esforços na ONU para solucionar o caso das crianças ucranianas deportadas em meio à guerra da Ucrânia, com Papa Leão XIV liderando a ação.
Ciclone atinge a Ásia e comunidade católica acolhe vítimas
Ciclones atingem Sri Lanka, Tailândia e Indonésia, deixam centenas de mortos e mobilizam a Igreja, que acolhe desabrigados e oferece apoio material e espiritual.
Por que um Papa viaja?
Diante da 1ª viagem apostólica do Papa Leão XIV, entenda por que é importante que o Santo Padre faça viagens e encontros com líderes mundiais e fiéis de todo mundo
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.