A tradição foi iniciada em 1223 por São Francisco de Assis, na cidade de Greccio, na Itália, quando encenou pela primeira vez a cena do nascimento de Jesus.
Durante a Festa de Frei Galvão, neste sábado, o Seminário Franciscano Frei Galvão de Guaratinguetá (SP) abriu 2ª Exposição Franciscana de Presépios, com o tema “Deus armou a sua tenda entre nós". A II Exposição, que terá um ano de duração, foi instalada um espaço de cultura, arte e evangelização, permitindo aos visitantes reviver o nascimento de Jesus por meio de representações produzidas com materiais e técnicas variadas e acervo oriundo de diversos países.
Na mostra é possível ver vinte cinco presépios, incluindo algumas miniaturas das cidades de São Paulo, Alagoas, Minas Gerais e de países como Alemanha, Áustria, Itália, Espanha, África, Bolívia, Chile, Peru, México, entre outros. A concepção, montagem e supervisão desta exposição ficaram a cargo dos frades franciscanos e da curadoria do Departamento dos Bens Culturais da Província da Imaculada, com trabalho de marcenaria de Frei Osmar Dalazen e do museólogo Frei Róger Brunorio.
Na II Exposição Franciscana de Presépios, o salão foi ambientado como se fosse uma grande estrebaria. Os presépios estão em nichos e cobertos por esteiras. Cada presépio foi concebido num cenário próprio e com os mais diversos materiais. Tudo é praticamente reciclado. A cenografia é muito simples e possui respaldo museográfico para dar destaque ao Menino Deus e as demais figuras do presépio. Assim, a tradição iniciada em 1223, por São Francisco de Assis, na cidade de Greccio, na Itália, quando encenou pela primeira vez a cena do nascimento de Jesus, é mantida até hoje pelos franciscanos e pelo povo que busca vivenciar e reviver este momento.
O Seminário da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, além de ser uma casa de formação dos futuros franciscanos, acolhe os devotos de Frei Galvão. A iniciativa de expor os presépios numa mostra de longa duração começou em 2009 e ficou até julho deste ano, tendo sido visitada por mais de 350 mil pessoas.
No Seminário Frei Galvão, os visitantes provenientes de todo o Brasil são recebidos pelos frades, podendo em seguida receber as “pílulas de Frei Galvão” e conhecer as dependências do Seminário: Exposição Franciscana de Presépios (peças de mais de 20 países); Exposição Franciscana (mais de 100 representações de São Francisco de Assis); Imagem de Nossa Senhora de Fátima (10m – 2º maior do mundo); Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, Via-Sacra Franciscana; Mausoléu Franciscano; e conhecer a vida de Frei Galvão estampada em banners.
O Seminário Franciscano Frei Galvão está localizado na Avenida Integração, 151, no Bairro São Bento, em Guaratinguetá (SP).
Horários de visitação: diariamente, das 8h30 às 11h30 e das 14h00 às 18h00.
Mais informações: (12) 3132-6233 / freigalvao@franciscanos.org.br
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.