Por Redação A12 Em Igreja Atualizada em 11 JAN 2019 - 09H46

Vaticano apresenta equipe de atletismo para competições profissionais

Divulgação.
Divulgação.
Equipe de atletas da Santa Sé.

O Vaticano apresentou ontem (10), a Athletica Vaticana, a primeira equipe oficial de atletismo do Estado do Vaticano, que visa disputar competições internacionais e, quem sabe um dia, as Olimpíadas.

O grupo formado por 60 atletas reúne padres, freiras, funcionários da Santa Sé, guardas suíços, jornalistas e professores universitários, jardineiros, farmacêuticos e imigrantes, entre eles dois muçulmanos.

“No futuro, talvez possamos pensar na bandeira do Vaticano [em Jogos Olímpicos], com um pequeno grupo de atletas, como acontece com outros pequenos Estados”, disse o cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Conselho Pontifício para a Cultura, na primeira conferência de imprensa do ano.

:: Papa reza para que o esporte se torne prática da dignidade humana

A equipe iniciou as atividades há mais de um ano e é coordenada pelo monsenhor Melchor José Sánchez de Toca, além do acompanhamento de um técnico.

Cardeal Ravasi disse que, além da histórica forte ligação com a cultura, “o esporte tem também uma forte ligação com a religião”.

A equipe conta com o reconhecimento do Comitê Olímpico Italiano (CONI).

Divulgação.
Divulgação.
Atletas posam para foto durante apresentação no dia de ontem (10).


No ano passado, o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, publicou “Dar o melhor de si”, o primeiro documento sobre o esporte. O texto estimula a prática do esporte e dos valores esportivos, que também estão presentes no Evangelho.

“É preciso aprofundar a estreita relação que existe entre o desporto e a vida, para que possam iluminar-se reciprocamente, de maneira que o afã de superação numa disciplina atlética sirva também de inspiração para melhorar sempre como pessoa, em todos os aspectos da vida. Essa busca, com a ajuda da graça divina, encaminha-nos para aquela plenitude de vida a que chamamos santidade. O desporto é uma fonte riquíssima de valores e virtudes que nos ajudam a melhorar como pessoas”, escreve o Papa Francisco na mensagem de abertura do documento.

A Arquidiocese do Rio promove desde 2008 os Jogos Arquidiocesanos e conta também com uma pastoral dedicada ao esporte. Saiba mais em www.pastoraldoesporterio.org.br.

Fonte: Vatican News e Agência Ecclesia.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.