Neste terceiro domingo do mês de agosto a Igreja celebra a Vida Consagrada. Para se tornar uma pessoa consagrada é preciso realizar os votos de pobreza, obediência e castidade (conselhos evangélicos).
Isso se dá por meio de uma Congregação Religiosa, Novas Comunidades ou Institutos Seculares, onde seus membros têm a vivência de um carisma e de uma espiritualidade em comum.
De acordo com o Catecismo da Igreja Católica (CIC) no item 916:
“O estado de vida consagrada aparece como uma das maneiras de viver uma consagração «mais íntima», radicada no Batismo e totalmente dedicada a Deus (469). Na vida consagrada, os fiéis propõem‑se, sob a moção do Espírito Santo, seguir Cristo mais de perto, entregar‑se a Deus amado acima de todas as coisas e, procurando a perfeição da caridade ao serviço do Reino, ser na Igreja sinal e anúncio da glória do mundo que há-de vir (470)”.
Em entrevista ao A12 o diácono permanente Antônio Oliveira dos Santos, membro da Comunidade Sementes de Verbo contou como se tornou missionário e como Deus chamou-o ao diaconato. Ele é casado há 33 anos e possui 3 filhos.
A12 — Como foi o processo de descoberta da sua vocação?
Diácono Antônio — Sou da Arquidiocese de Palmas, no Tocantins, tanto a vida missionária como o diaconato são algo que o Senhor foi trabalhando durante um tempo no meu coração, depois de já viver a vida matrimonial. Após um certo tempo de maturidade familiar fui vendo os outros irmãos de comunidade sendo ordenados diáconos, então, foi nascendo no meu coração esse desejo. Certo dia, o fundador da nossa comunidade perguntou se eu não queria ser diácono e eu disse, se o senhor apoia, assumo essa missão.
Completei 12 anos de vida diaconal junto à minha família e o meu lema é “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24,15). A missão primeira do diácono é servir, servir a igreja e a todos aqueles que necessitam da presença. Nossa missão é levar o Senhor no serviço para os irmãos.
A12 — Como você concilia a vivência do matrimônio, vida diaconal e consagrada?
Diácono Antônio — É um desafio grande e belo! Tenho uma família que ajuda, engajada na missão, então torna tudo mais fácil e tranquilo. Em qualquer vocação temos desafio, mas como tenho minha família que é muito próxima de mim e desse chamado, isso ajuda a sustentar o meu chamado à vida diaconal.
Nós temos nossa vida familiar que é a nossa principal base. Alguns diáconos têm o serviço direto em uma igreja e também o serviço externo. No meu caso, tenho duas vivências, por ser membro da Comunidade Sementes do Verbo, a vida interna na minha comunidade e a vida externa na vivência do diaconato.
São coisas que a gente consegue ajustar no dia a dia para não atrapalhar nem uma vocação, nem outra. Hoje, na Casa Sementinhas do Amor, que acolhe crianças em situação de risco, se dá a nossa missão, como família, que é a de cuidar dessas crianças.
Casa “Sementinhas de Amor”
O projeto Sementinhas de Amor atua desde o ano de 2005 no acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Os acolhidos e acolhidas são inseridos na vida da Comunidade Sementes do Verbo, onde convivem com os membros. Participam de atividades culturais, esportivas e de lazer, oficinas pedagógicas e reforço escolar.
Famílias Missionárias
“É à luz e segundo a inspiração do Espírito Santo que devemos considerar a vocação de casal e da família em comunidade. E assim como as pessoas consagradas vivem e aprofundam sua própria graça, consagradas no celibato virginal em uma Nova Comunidade, no sopro e na luz do Espírito Santo, também os casais e as famílias podem “consagrar” sua vida de casal, numa obra comunitária, eclesial e missionária. Isto não é novidade na história da Igreja. Desde a Igreja primitiva, encontramos nos Atos dos Apóstolos, casais chamados a viver uma missão particular na vida das primeiras comunidades cristãs” (Comunidade Sementes do Verbo).
.:: Saiba mais sobre a Comunidade Sementes do Verbo aqui
Padre Diego fala no canal do A12 no YouTube sobre a vocação à vida consagrada
10 temas para preparar as crianças para a catequese em 2026
Listamos temas importantes que introduzem as crianças para a catequese. Saiba assuntos importantes da fé que podem ser ensinados ainda em casa pelos pais.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.