Igreja

Papa envia condolências pela morte do Cardeal Eusébio Oscar Scheid

Escrito por Redação A12

14 JAN 2021 - 11H00 (Atualizada em 14 JAN 2021 - 13H19)

Reprodução: CNBB Cardeal Dom Eusébio Oscar Scheid (Reprodução: CNBB)

Morreu nesta quarta-feira, 13 de janeiro de 2021, o Cardeal Eusébio Oscar Scheid, arcebispo emérito do Rio de Janeiro (RJ), ex-arcebispo de Florianópolis (SC) e primeiro bispo de São José dos Campos (SP), vítima de Covid-19.

Dom Eusébio tinha 88 anos de vida, sendo 60 anos de sacerdócio e 39 anos de episcopado. O comunicado foi emitido pela diocese do interior paulista, onde passou seus últimos anos de vida.

Papa enviou telegrama 

Shutterstock
Shutterstock


O Papa Francisco enviou um telegrama de pesar pela morte de dom Eusébio Oscar Scheid. A mensagem de condolências foi dirigida ao Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta.

No texto, em língua portuguesa, Francisco escreve que recebeu a notícia do falecimento de dom Eusébio “com profundo pesar” e assegura a sua “solidariedade orante com todos os fiéis que nele encontraram um zeloso pastor”. O Pontífice, então, lembra do lema episcopal do cardeal brasileiro, “Deus é bom”, como uma “recordação verdadeiramente consoladora” de Dom Eusébio, que também recorda “a bondade de Deus com a sua Igreja”.

No telegrama, o Papa destaca que o cardeal brasileiro “serviu o povo de Deus com muito denodo”, desde quando iniciou o ministério episcopal como “primeiro bispo de São José dos Campos e pastoreado com igual esmero a Arquidiocese de Florianópolis e a Sé Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro”.

Ao finalizar a mensagem de condolências, enviando a sua bênção apostólica, o Papa Francisco também agradece “ao Altíssimo por ter dado à Igreja do Brasil tão generoso pastor” e elevou fervorosas preces “para que o acolha na sua felicidade eterna e console pela esperança na ressureição a todos quantos lamentam a perda do seu amado pastor”.

Biografia

Nasceu em Luzerna (SC), no dia 08 de dezembro de 1932, sendo o mais velho de três irmãos, todos padres. Religioso da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos) desde o ensino fundamental, fez a sua Profissão Religiosa em 02 de fevereiro de 1954. Foi ordenado presbítero no dia 03 de julho de 1960, em Roma, tornando-se Mestre e Doutor em Cristologia.

No dia 18 de fevereiro de 1981, foi nomeado como primeiro bispo da Diocese de São José dos Campos (SP), onde ocorreu a sua ordenação episcopal em 1º de maio do mesmo ano. Em 23 de janeiro de 1991, foi transferido para a Arquidiocese de Florianópolis. Dez anos depois, foi transferido para a Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Tornou-se Cardeal em 21 de outubro de 2003, quando o Papa São João Paulo II presidiu o Consistório Ordinário Público para a criação de 30 novos Cardeais. Tornou-se Arcebispo Emérito em abril de 2009, fixando residência em São José dos Campos.

Durante seu episcopado, o Cardeal Scheid exerceu vários cargos junto à CNBB: Presidente do Regional Sul 4 – CNBB (1994-1998); Membro da Comissão Episcopal de Doutrina da CNBB durante 12 anos; Ordinário para os fiéis de Rito Oriental sem ordinário próprio (2001) e Responsável pela Pastoral Familiar no Regional Sul 1 durante 8 anos. 

No Vaticano, foi Conselheiro da Pontifícia Comissão para a América Latina, em 25 de novembro de 2002; Membro do Pontifício Conselho de Comunicação Social, em 29 de novembro de 2003; Legado Papal de S. Santidade Bento XVI ao XV Congresso Eucarístico Nacional, em Florianópolis/SC, realizado de 18 a 21 de maio de 2006.

Cardeal Scheid participou também do conclave que elegeu o papa Bento XVI, em 2005. Celebrou seu Jubileu de Diamante de Ordenação Presbiteral em 3 de julho de 2020.

Fonte: Diocese de São José dos Campos/ Vatican News

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.