Redação A12

Já se inscreveu para a formação gratuita sobre Bíblia e Mariologia?

Escrito por Marília Ribeiro

10 AGO 2021 - 14H00 (Atualizada em 30 AGO 2021 - 11H09)

Thiago Leon Nossa Senhora Aparecida e a Bíblia (Thiago Leon)

Quer experimentar um pouco do clima da Novena e Festa da Padroeira do Brasil já neste final do mês de agosto?

Começa nesta terça-feira, dia 31 de agosto, a Semana Bíblico-Mariológica promovida pela Academia Marial de Aparecida em parceria com o Instituto São Paulo de Estudos Superiores (ITESP), e apoio técnico do Portal A12 para a transmissão. O encontro vai explorar a temática da Novena e Festa deste ano, para um aprofundamento nos elementos pastorais e populares da Mariologia, a partir da devoção à Nossa Senhora Aparecida.

Nestes quatro dias do evento totalmente on-line, as temáticas abordadas serão:

Com Maria, da Aliança dos Dez Mandamentos à Aliança das Bem-aventuranças’;
Com Maria, ser povo de Deus que celebra e vive a Eucaristia’;
Com Maria e José, o desafio de ser Família-Aliança, Igreja doméstica, num mundo atual de fragmentação, provisoriedade e polarizado’;
Com Maria, ser Igreja conforme nos pede o Papa Francisco’.

Entre os palestrantes, estão estudiosos e teólogos especializados em Bíblia e Mariologia, para promover o conhecimento e o compartilhamento das informações, tendo como principal inspiração Maria Santíssima e a reflexão sobre a aliança que Deus propõe a cada cristão.

A Semana Bíblico-Mariológica acontece de 31 de agosto a 3 de setembro, e as palestras poderão ser acompanhadas gratuitamente pelo YouTube e Facebook da Academia Marial de Aparecida, e ainda no Facebook do ITESP. Para aqueles que têm interesse em adquirir o certificado desta formação, basta se inscrever, clicando aqui.

Conheça um pouco mais dos palestrantes arrow_downward

Pe. Antonio Carlos Frizzo: possui graduação em Teologia. Nos anos de 1996-1999 estudou Teologia cristã e tradição judaica, no Instituto Pontifício Ratisbonne, em Israel, obtendo o título de mestrado pelo Instituto Católico de Paris (1999). Possui doutorado pela PUC-Rio, 2009. Atualmente é professor no ITESP, São Paulo, e presidente da ABIB - Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica. É padre na diocese de Guarulhos, SP.

Pe. Rodrigo Arnoso: missionário Redentorista, graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e em Teologia pelo Instituto São Paulo de Estudos Superiores (ITESP). É mestre em Sagrada Liturgia pelo Pontifício Instituto Litúrgico de Roma, Ateneu Santo Anselmo. Atualmente é Doutorando em Teologia Cristã, pelo Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde está trabalhando o tema do silêncio como realidade litúrgico-sacramental, à luz da metafísica zubiriana. Faz parte do Grupo de Pesquisa Liturgia e Inteligência Senciente, que se dedica ao estudo da obra zubiriana, aplicada ao estudo da Ciência Litúrgica. Leciona nas áreas de Teologia Sacramental e Introdução à Liturgia no Instituto São Paulo de Estudos Superiores (ITESP), onde também exerce a função de secretário geral e no Centro Universitário Salesiano – Instituto Pio XI. Publica mensalmente artigos na área da Ciência Litúrgica na Revista de Aparecida, além de outros escritos em periódicos acadêmicos.

Profª. Alzirinha: Leiga, doutora em Teologia pela Université Catholique de Louvain. Membro da Sociedade Internacional de Teologia Prática e colaboradora do Centro de Pesquisa e Documentação José Comblin – UNICAP, é professora e pesquisadora do ITESP e da PUC Minas Gerais.

Oscar Maldonado: É bacharel em Filosofia e Teologia, mestre em Teologia pela Gregoriana de Roma. Escritor, tradutor e professor no ITESP. Seu livro de poemas ‘Equilíbrio Distante’ foi publicado em Portugal. O livro ‘Conhecer o Creio que Professamos’ foi publicado pela Editora Vozes.

Gostou desta dica de formação bíblico-mariológica? Programe-se para participar, faça a sua inscrição e compartilhe para que outras pessoas também tenham a oportunidade de participar desta semana de estudos e aprofundamento na fé!


.:: Veja abaixo um vídeo em que Padre Rodrigo Arnoso reflete sobre o tema que ele irá discutir na Semana Biblico-Mariológica



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Redação A12

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.