Por Redação A12 Em Libras

Sacerdote surdo e cego recorda importância dos sacramentos

O sacerdote redentorista sul-africano Padre Cyril Axelrod é um exemplo de como a graça de Deus não conhece limites nem deficiências. Nascido surdo e após perder sua vista há 16 anos, presidiu uma sessão de perguntas e respostas em um templo de Roma por ocasião do Jubileu dos Enfermos e Deficientes.

Para poder atender as perguntas de um auditório composto por católicos com surdez e suas famílias, o Padre Axelrod empregou a versão tátil da linguagem dos sinais. Os presentes lhe expressaram preocupações sobre a adequada recepção do catecismo, a idoneidade dos deficientes para receber Sacramentos ou más experiências com membros da Igreja carentes de treinamento para a pastoral das pessoas com deficiência.

A própria vocação do sacerdote, que se converteu ao catolicismo após ter sido judeu em sua juventude, foi inspirada por suas dificuldades para participar na vida da Igreja. "Senti com força que eles (os católicos surdos) necessitavam ouvir a mensagem de Deus e que eu tinha sido chamado por Deus para levar a Boa Nova a todas as pessoas", relatou. "Minha vocação é ajudar aos surdos a abrir seu coração e ver quão poderoso é Deus em suas vidas".

No caso das crianças que padecem surdez, o sacerdote aconselhou, sobretudo, o exemplo dos pais, já que estas crianças são especialmente atentas à linguagem corporal e as expressões faciais. O Padre Axelrod explicou que as crianças são capazes de detectar em seus pais os sentimentos de alegria, amor, admiração, pena e gratidão, por quanto podem aprender a reconhecer a presença real de Jesus Cristo na Eucaristia e a preparar-se apropriadamente para recebê-lo. "Você pode ver quando eles entendem que Jesus está ali", declarou. "A alegria está em seus rostos".

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Libras

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.