A Santa Igreja concede indulgências para os fiéis em diversas ocasiões, como neste fim de semana, em que teremos os dias de Finados e Todos os Santos.
Estes dias são momentos de oração e de intercessão pelos falecidos, mas também de uma oportunidade para a purificação de todos nós que ainda vivemos sobre esta terra.
No Brasil, a Solenidade de Todos os Santos é transferida, com aprovação da Santa Sé, para o domingo seguinte ao dia 1º de novembro, quando a data cai em um dia útil.
Neste ano, o Dia de Finados cairá no domingo e Todos os Santos será celebrado no sábado, dia 1º, porque a Comemoração dos Fiéis Defuntos tem precedência litúrgica. Ou seja, deve ser nosso compromisso, como cristãos católicos, participar nos dois dias da Santa Missa.
Dom Hernaldo Pinto Farias, SSS, presidente da Comissão Episcopal para a liturgia e bispo da Diocese de Bonfim (BA), enviou uma carta aos bispos do Brasil com indicações litúrgicas para as duas ocasiões.
Leia na íntegra as indicações litúrgicas
O que são indulgências?
De acordo com o Catecismo da Igreja Católica, no parágrafo 1471:
“A indulgência é a remissão, diante de Deus, da pena temporal devida pelos pecados já perdoados quanto à culpa, (remissão) que o fiel bem-disposto obtém, em condições determinadas, pela intervenção da Igreja […]”.
Elas podem ser parciais ou plenárias (totais) das penas temporais devidas pelos pecados já perdoados. Isso significa que, mesmo após a confissão dos pecados, algumas penas podem ainda ser necessárias para a purificação da alma.
1. Participar da Missa: o fiel deve participar da Santa Missa e comungar.
2. Confissão Sacramental: é preciso estar em estado de graça, ou seja, já ter confessado seus pecados ou buscar o Sacramento da Confissão.
3. Oração pelo Papa: fazer uma oração pelas intenções do Papa, como o Pai-Nosso e a Ave-Maria, é um requisito para completar as condições.
4. Visitar o cemitério: e rezar pelos falecidos entre os dias 1º e 8 de novembro.
Importante: a indulgência plenária pode ser concedida, no dia de Finados, apenas a falecidos.
Sábado (1º de novembro) — Todos os Santos: Este é o dia da Solenidade de Todos os Santos, conhecidos e desconhecidos.
Domingo (2 de novembro) — Finados: Neste dia, a Igreja lembra todos os fiéis defuntos, rezando especialmente pelos que faleceram e aguardam purificação no purgatório.
Para mais informações de como participar das celebrações, consulte a paróquia local e prepare-se para aproveitar ao máximo este tempo de graça. Afinal, estamos no Ano Santo e há outras formas de receber indulgências!
Venha celebrar com a Mãe Aparecida! Confira aqui os horários de Missa no Santuário.
add Saiba como obter a Indulgência nas Igrejas Jubilares em Aparecida
Fonte: CNBB
Cinco centros Marianos de peregrinação pelo mundo
Um Santuário é "lugar privilegiado" para viver os mistérios da fé. Descubra os principais Santuários Marianos que atraem peregrinos em busca de Deus no mundo.
Barcos-Hospitais Papa Francisco e São João XXIII rumo à COP 30
Os Barcos-Hospitais Papa Francisco e Papa São João XXIII estarão presentes na COP30 para oferecer atendimento médico gratuito à população local.
Igreja celebra Cristo Rei encerrando o Ano Litúrgico
A Igreja Católica celebra Cristo Rei do Universo, reconhecendo em Jesus o Senhor da vida e da história, Rei do amor, da justiça e da paz.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.