Você, que já está a caminho, ou ainda vai vir em peregrinação ao Santuário Nacional nesta Festa da Padroeira de 2025, tem um motivo ainda mais especial para fazê-lo: a Santa Missa Solene do dia 12 de outubro, domingo, será uma Celebração Eucarística Pontifical e integra a lista de requisitos para o lucro de indulgência plenária jubilar.
“A indulgência permite-nos descobrir como é ilimitada a misericórdia de Deus, precisamente porque pretende exprimir a plenitude do perdão de Deus que não conhece limites” (Papa Francisco, na bula do Jubileu Ordinário de 2025)
Como você confere aqui no A12, a indulgência também está ligada ao Sacramento do Penitência. Ou seja, quando nós confessamos (e estamos verdadeiramente arrependidos do pecado cometido), Deus, através do sacerdote, nos garante o perdão divino.
Já a indulgência (palavra de origem latina, que significa “para ser gentil”) alivia e reduz o tempo para purificar nossa alma das consequências e sequelas do pecado. A absolvição do Sacramento da Confissão livra a pessoa do inferno e a indulgência pode livrar a pessoa do purgatório.

No ano passado, durante a Missa da Solenidade de Nossa Senhora Aparecida, o arcebispo, Dom Orlando Brandes, assinou o decreto que proclama o Santuário Nacional e a Basílica Histórica como Igrejas Jubilares da Arquidiocese de Aparecida.
Neste mesmo documento, Dom Orlando assinou que a concessão da Indulgência plenária jubilar é para os peregrinos que visitarem as Basílicas de Aparecida durante o Jubileu da Esperança.
Para conseguir a indulgência, os fiéis devem, na peregrinação durante o Ano Santo às Basílicas de Aparecida, participar da Santa Missa ou de atos de piedade como a Via Sacra, o Rosário Mariano, as celebrações penitenciais, a celebração da Palavra de Deus, a Liturgia das Horas ou a adoração e bênção do Santíssimo Sacramento.
Além disso, devem se confessar, rezar nas intenções do Papa e receber a comunhão eucarística, além de rejeitar o pecado.
De acordo com a Santa Sé, em todo o país, os fiéis poderão alcançar a Indulgência Jubilar se, individualmente ou em grupo, visitarem com devoção qualquer lugar sagrado (basílicas menores, igrejas catedrais, santuários marianos) designado como lugar jubilar pelo bispo diocesano, como também santuários nacionais ou internacionais, indicados pelas Conferências Episcopais.
Além disso, devem, por um adequado período, praticar a Adoração Eucarística e a meditação, concluindo com o Pai-Nosso, a Profissão de Fé em qualquer forma legítima (Símbolo Apostólico ou Símbolo Niceno-constantinopolitano) e invocações a Maria, Mãe de Deus.
Os devotos que estiverem sinceramente arrependidos, mas impossibilitados de participar nas peregrinações e visitas piedosas por motivos graves (por exemplo, monges e monjas de clausura, os doentes e os reclusos), podem lucrar a Indulgência Jubilar nas mesmas condições se, unidos em espírito com os fiéis presentes, especialmente nos momentos em que as palavras do Papa ou dos Bispos diocesanos forem transmitidas pelos meios de comunicação, recitarem o Pai-Nosso, a Profissão de fé em qualquer forma legítima e outras orações conformes aos propósitos do Ano Santo.
“O nosso convite muito especial para você que sempre nos acompanha na amizade e na oração para você que é devoto de Nossa Senhora. As duas basílicas de Aparecida são igrejas jubilares e, ao visitar essas igrejas durante todo o ano Santo de 2025, nós temos a oportunidade da oração, da Fé, do encontro com Deus, mas principalmente de viver a misericórdia de viver as indulgências do ano jubilar”, disse o reitor do Santuário Nacional, Padre Eduardo Catalfo, C.Ss.R.
Neste domingo, 12 de Outubro, a Missa Solene no Santuário Nacional, como o próprio nome já indica, tem o mais alto grau de celebração. Nossa Senhora Aparecida, como Padroeira Principal do Brasil, tem precedência litúrgica sobre a festa de qualquer outro Santo — incluindo São Carlo Acutis, cuja memória é celebrada na mesma data — tornando esta Eucaristia o ápice da devoção e da graça em todo o país. Essa solenidade é um dos fatores que abrem a porta para a concessão da Indulgência Plenária Jubilar.
Outras celebrações no Santuário que possuem o mesmo grau de solenidade e, portanto, oferecem a oportunidade da indulgência aos peregrinos que cumprirem as condições: a Missa Solene da Imaculada Conceição (8 de Dezembro) e a Missa Solene do Domingo de Páscoa.
Resumindo:
Para lucrar a indulgência, os fiéis devem:
🛣️ Fazer a peregrinação durante o Ano Santo às Basílicas de Aparecida;
🤲🏼 Participar da Santa Missa ou de atos de piedade como a Via Sacra, o Rosário Mariano, as celebrações penitenciais, a celebração da Palavra de Deus, a Liturgia das Horas ou a adoração e bênção do Santíssimo Sacramento;
🙏🏻 Receber o Sacramento da Confissão (a Celebração Comunitária de Reconciliação tem igual validade jubilar);
🙌🏼 Rezar nas intenções do Papa;
✨ Receber a Comunhão Eucarística;
❌ Rejeitar o pecado.
“A indulgência permite-nos descobrir como é ilimitada a misericórdia de Deus, precisamente porque pretende exprimir a plenitude do perdão de Deus que não conhece limites”. (Papa Francisco, na bula do Jubileu Ordinário de 2025)
Padre Camilo Júnior, C.Ss.R, dá mais detalhes sobre as indulgências no Ano Jubilar
.:: Acompanhe em a12.com/jubileudaesperanca tudo sobre o Ano Santo
Fiéis vêm ao Santuário rezar no 3º Domingo do Advento
Celebração do 3º Domingo do Advento destaca a preparação do coração para acolher Jesus, vivendo Suas obras e abrindo espaço para Sua vinda.
Como o Terço dos Homens transformou a vida do tio Walter
Entrevistamos um homem que há 9 anos participa da Romaria Nacional do Terço dos Homens no Santuário Nacional e teve a vida transformada pela oração.
Novena de Natal nos convida a “Acolher Jesus, o Verbo de Deus”
A Basílica Histórica se encheu de fiéis que vieram rezar a Novena de Natal, que nos prepara para acolher Jesus com esperança e fé neste tempo de Advento.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.