Os trajes litúrgicos têm desempenhado papéis fundamentais nas cerimônias da Igreja Católica ao longo dos séculos. No entanto, a preservação dessas vestimentas, sejam as históricas e as usadas diariamente nas celebrações, é uma tarefa complexa e, muitas vezes, desafiadora.
Para abordar essa questão tão importante, um e-book foi lançado oferecendo orientações valiosas sobre como conservar e restaurar esses trajes sagrados, usados diariamente nas paróquias e comunidades pelo mundo.
O e-book, intitulado “Os Trajes da Igreja Católica – Um breve manual de conservação têxtil” é de autoria de Fausto Viana, professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), que também é cenógrafo, figurinista e museólogo.
Ele tem uma trajetória dedicada à pesquisa de trajes e têxteis e conta com colaborações entre especialistas em conservação e restauração da universidade, com o objetivo fornecer um guia abrangente para aqueles envolvidos na manutenção dessas peças históricas.
A importância desses trajes litúrgicos transcende sua função estética. Eles são símbolos de tradição, fé e cultura. No entanto, devido à sua antiguidade e aos materiais delicados dos quais são feitos, a preservação dessas vestimentas exige cuidados específicos e técnica apurada.
Leia MaisQual o significado das cores usadas nas cerimônias da Igreja?O e-book tem como foco os responsáveis na organização das vestimentas das celebrações, em prol de oferecer uma visão detalhada dos desafios enfrentados na conservação e restauração de túnicas, dalmáticas e roquetes.
Questões como a identificação de materiais, técnicas de limpeza e armazenamento adequado também são abordados. Além disso, oferece orientações práticas sobre como lidar com danos comuns, como desbotamento, rasgos e manchas.
Os autores do e-book enfatizam a importância de abordagens cuidadosas e individualizadas para cada peça, levando em consideração sua história, condição atual e significado litúrgico. Eles destacam a necessidade de uma compreensão profunda dos materiais e técnicas de fabricação utilizados na confecção desses trajes, a fim de garantir uma conservação adequada e respeitosa.
Para Viana, conservar estes materiais, entendendo o seu significado e as suas funções, não é apenas um ato de amor ao culto católico:
“É muito mais que isso: é permitir que todos os cidadãos do Brasil possam ter acesso à nossa memória, ao nosso patrimônio artístico e cultural, às belezas que tantas mãos hábeis produziram em gratidão a bênçãos individuais ou coletivas. Preservar e conservar estas peças permitirá que se faça um panorama cultural desta e de diversas outras épocas”, afirma ao Jornal USP.
:: Para os interessados em aprender mais, o e-book está disponível para download gratuito no site da USP, clicando aqui.
Fonte: Jornal USP
Jubileu 2025 divulga programação dos grandes eventos
Serão 26 grandes eventos de forma presencial e online para peregrinos de todo o mundo
CEFEP abre inscrições para curso de formação política
Inscrições abertas para o Curso de Formação Política do CEFEP, com início em 2025. Bolsa disponível para candidatos com dificuldades financeiras. Saiba mais.
Pascom lança série de podcasts inspirados no mês da Bíblia
No Mês da Bíblia, a série de podcasts "Uma história que se renova" oferece reflexões e orações para comunicadores católicos. Saiba mais.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.