"Em verdade vos digo, esta geração não passará até que tudo isto aconteça. O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão. Quanto àquele dia e hora, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas somente o Pai" (Mc 13, 30-32)
Leia MaisEvangelho nos motiva a uma entrega total de nossa vida a JesusA santidade é o chamado fundamental a todos os filhos de Deus!Estamos no penúltimo Domingo do Ano Litúrgico e hoje a Palavra de Deus, nos recorda que, como este ano, nossa vida também passa de maneira muito veloz. Assim, o Senhor nos convida à vigilância e nos exorta a que não percamos de vista o nosso caminho neste mundo e o destino que nos espera.
Daqui a duas semanas vamos iniciar o Advento, e desta forma, vamos refletir presença de Jesus Cristo na história de humanidade: na primeira vinda Ele se encarnou, anunciou o Reino de Deus, morreu e ressuscitou. A segunda vinda será gloriosa para que seja realizado, enfim, a salvação plena oferecida para todos nós.

Isso é mostrado na segunda leitura (Hb 10,11-14.18). Jesus, Filho Unigênito, se fez carne para realizar o plano de Deus Pai de libertar a humanidade do pecado, nos tornando participantes da vida eterna. A mensagem é dirigida aos discípulos em todo o mundo, que anunciam o Evangelho e são perseguidos pelos pagãos, vivendo as dificuldades dos problemas internos dos cristãos. Por isso, somos exortados a vivermos com fidelidade os compromissos assumidos no Batismo.
São Marcos (Mc 13,24-32) narra que Jesus revela para todos que num futuro com data conhecida apenas pelo Pai, o mundo marcado pelo pecado deixará de existir e que do seu amor surgirá um mundo novo de felicidade em plenitude. É preciso que os discípulos estejam atentos aos sinais que anunciam essa nova realidade e permaneçam dóceis, abertos e disponíveis para acolher os planos e os desafios do Senhor.
A mensagem do Evangelho nos ensina a manter a fé viva!
Como continuadores do Reino anunciado por Jesus, seremos abordados pelo sofrimento e pela perseguição. Mas não devemos nos desesperar, porque Jesus de forma gloriosa virá. Suas palavras não se tratam de uma simbologia, são a certeza de que esse mundo novo, de vida plena e de felicidade, irá surgir com todo vigor.
É necessário passar por um processo de conversão onde precisamos renunciar ao egoísmo, ao orgulho, à prepotência, à exploração do outro, à injustiça (valores do mundo antigo) e testemunhar os valores do Evangelho e do mundo novo em ações concretas, como a partilha, o serviço, o perdão, o amor, a solidariedade, a paz e a doação de si mesmo pela salvação do outro.

O que a Sagrada Escritura deseja é nos alertar para que vivamos na verdade, na fé e na fidelidade ao Senhor. E que em nossa vida, possamos, de fé em fé, de esperança em esperança, alcançar a vida eterna que o Senhor nos prepara, vida que já experimentamos hoje, agora, nesta Santíssima Eucaristia, sacrifício único e santo do nosso Salvador que, à Direita do Pai, nos espera como Juiz e Santificador.
“E nós, irmãos e irmãs, perguntemo-nos: no que estamos a investir a nossa vida? Em coisas que passam, como dinheiro, sucesso, aparência, bem-estar físico? Disto, nada levaremos. É assim que devemos decidir: olhando sempre para a eternidade, olhando para Jesus”, nos diz o Papa Francisco, em novembro de 2021.
Concluindo mais um ano litúrgico, o Senhor nos lembra de que somos peregrinos rumo a sua morada eterna. Ele aponta para a maneira como devemos nos portar nesta caminhada, sempre vigilantes, prudentes e serenos. Assim, antecipamos o encontro definitivo com Cristo e, no cotidiano da vida, somos por Ele nutridos.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.