Você sabe a origem da oração do Pai Nosso? Ela está presente nas sagradas escrituras nos livros de São Mateus e São Lucas e, como narrado nos Evangelhos, foi o próprio Jesus quem nos ensinou a rezá-la.
Por esse motivo, o Pai Nosso é conhecido como “a oração por excelência dos filhos de Deus”. O Papa Francisco, em uma de suas catequeses, explicou que a razão dessa expressão é por fazer “ressoar em nós os mesmos sentimentos de Jesus”.
Embora os dois evangelistas tenham narrado a oração, as palavras variam de um texto para o outro, e são apresentadas duas versões. O Catecismo da Igreja afirma que a tradição litúrgica da Igreja assumiu o texto mais completo, que é o presente no evangelho de Mateus (Mt 6, 9-13).
“São Lucas apresenta-nos um texto breve dessa oração (cinco petições); São Mateus, uma versão mais desenvolvida (sete petições).” (CIC 2759)
Agora, com calma, identifique as sete petições grifadas abaixo:
Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. |
São Mateus mostra o Pai Nosso no contexto do Sermão da Montanha, episódio em que ensina seus discípulos as bem-aventuranças, ou seja, vários aspectos da vida espiritual. Dessa maneira, Ele orienta uma forma de rezar de forma simples e autêntica, sem querer ser vistos, mas em recolhimento e com poucas palavras.
“... quando fores rezar, entra em teu quarto, fecha a porta e reza a teu Pai em segredo, e teu Pai, que conhece todo segredo, te dará a recompensa. Em vossas orações, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos, pensando que Deus os atende devido às orações longas.” (Mt 6,5)
Já São Lucas, evangelho deste 17º Domingo do Tempo Comum, a oração é em resposta ao pedido de um dos discípulos. De forma humilde e simples, eles queriam aprender com Jesus como dialogar e se aproximar de Deus.
‘’Jesus estava rezando em certo lugar. Quando terminou, disse-lhe um de seus discípulos: “Senhor, ensina-nos a rezar, como João ensinou a seus discípulos”. (Lc 11,1)
Na sequência desta passagem, além da oração em si, Jesus enfatiza a importância da persistência na busca de Deus ao falar do amigo que bate à porta à meia-noite. Mais que nos ensinar uma oração de confiança, Ele quis que conhecêssemos Deus como um Pai que ama cada um de seus filhos.
add_box Leia também: Por que devemos rezar o Pai Nosso todos os dias?
Fonte: Minha Biblioteca Católica | CIC
O compromisso da Santa Sé com a proteção de crianças
Santa Sé intensifica esforços na ONU para solucionar o caso das crianças ucranianas deportadas em meio à guerra da Ucrânia, com Papa Leão XIV liderando a ação.
Ciclone atinge a Ásia e comunidade católica acolhe vítimas
Ciclones atingem Sri Lanka, Tailândia e Indonésia, deixam centenas de mortos e mobilizam a Igreja, que acolhe desabrigados e oferece apoio material e espiritual.
Por que um Papa viaja?
Diante da 1ª viagem apostólica do Papa Leão XIV, entenda por que é importante que o Santo Padre faça viagens e encontros com líderes mundiais e fiéis de todo mundo
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.