Com a morte do Papa Francisco e a vaga deixada na liderança da Igreja, muitas dúvidas aparecem: como é feita a eleição de um novo papa, quais orações devemos fazer, quais os ritos celebrados, a liturgia permanece igual nesse período?
Este é um período em que toda a Igreja se une em oração pela alma do Papa Francisco e pelo futuro da Igreja. Por isso, para caminharmos em unidade, é importante entendermos quais os passos a serem dados.
A Constituição Apostólica Universi domini gregis, feita pelo Papa João Paulo II em 1996, nos orienta, no parágrafo 84, a como proceder neste tempo de Sede Vacante:
“84. Durante a Sé vacante, e sobretudo no período em que se realiza a eleição do Sucessor de Pedro, a Igreja está unida, de modo muito particular, com os Pastores sagrados e especialmente com os Cardeais eleitores do Sumo Pontífice, e implora de Deus o novo Papa como dom da sua bondade e providência. Com efeito, seguindo o exemplo da primeira comunidade cristã, de que se fala nos Atos dos Apóstolos (cf. 1,14), a Igreja universal, unida espiritualmente com Maria, Mãe de Jesus, deve perseverar unanimemente na oração; deste modo, a eleição do novo Pontífice não será um fato disjunto do Povo de Deus e reservado apenas ao Colégio dos eleitores, mas, em certo sentido, uma ação de toda a Igreja. Estabeleço, portanto, que, em todas as cidades e demais lugares, ao menos naqueles de maior importância, após ter sido recebida a notícia da vacância da Sé Apostólica e, de modo particular, da morte do Pontífice, depois da celebração de solenes exéquias por ele, se elevem humildes e instantes preces ao Senhor (cf. Mt 21,22; Mc 11,24), para que ilumine o espírito dos eleitores e os torne de tal maneira concordes na sua missão, que se obtenha uma rápida, unânime e frutuosa eleição, como o exigem a salvação das almas e o bem de todo o Povo de Deus.”
A Igreja Católica possui tradições, normas e regras muito ricas e é comum essas dúvidas surgirem nesse período ao participarmos de uma missa, por exemplo, uma vez que se omite o nome do Papa nas orações litúrgicas.
Até que seja eleito um novo Pontífice, não ouviremos mais o nome do Papa Francisco na Oração Eucarística e nas intercessões da Liturgia das Horas, por exemplo.
Por isso, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), através da Comissão Episcopal para a Liturgia, convidou todas as comunidades brasileiras a rezarem pelo Papa e apresentou outras orientações para este período. Confira:
Orientações Litúrgicas

⏩ Acesse o documento divulgado pela CNBB na íntegra.
::. Confira também a coletiva de imprensa realizada pela CNBB.
Presépio inspirado em Santo Afonso é inaugurado no Vaticano
Conheça o Presépio Napolitano de Santo Afonso, uma obra da Diocese de Nocera Inferiore-Sarno, que funde arte e espiritualidade com símbolos regionais
Cardeal Dom Américo Aguiar destaca o protagonismo laical
Cardeal Américo Aguiar fala sobre o caminho sinodal percorrido por sua diocese e a importância da compreensão do que é sinodalidade.
Reze a Oração a Santa Luzia para iluminar os caminhos
Em 13 de dezembro, a Igreja faz memória à Santa Luzia, padroeira dos olhos e da visão. Ela também é invocada por aqueles que buscam a verdadeira luz na vida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.