Com a morte do Papa Francisco e a vaga deixada na liderança da Igreja, muitas dúvidas aparecem: como é feita a eleição de um novo papa, quais orações devemos fazer, quais os ritos celebrados, a liturgia permanece igual nesse período?
Este é um período em que toda a Igreja se une em oração pela alma do Papa Francisco e pelo futuro da Igreja. Por isso, para caminharmos em unidade, é importante entendermos quais os passos a serem dados.
A Constituição Apostólica Universi domini gregis, feita pelo Papa João Paulo II em 1996, nos orienta, no parágrafo 84, a como proceder neste tempo de Sede Vacante:
“84. Durante a Sé vacante, e sobretudo no período em que se realiza a eleição do Sucessor de Pedro, a Igreja está unida, de modo muito particular, com os Pastores sagrados e especialmente com os Cardeais eleitores do Sumo Pontífice, e implora de Deus o novo Papa como dom da sua bondade e providência. Com efeito, seguindo o exemplo da primeira comunidade cristã, de que se fala nos Atos dos Apóstolos (cf. 1,14), a Igreja universal, unida espiritualmente com Maria, Mãe de Jesus, deve perseverar unanimemente na oração; deste modo, a eleição do novo Pontífice não será um fato disjunto do Povo de Deus e reservado apenas ao Colégio dos eleitores, mas, em certo sentido, uma ação de toda a Igreja. Estabeleço, portanto, que, em todas as cidades e demais lugares, ao menos naqueles de maior importância, após ter sido recebida a notícia da vacância da Sé Apostólica e, de modo particular, da morte do Pontífice, depois da celebração de solenes exéquias por ele, se elevem humildes e instantes preces ao Senhor (cf. Mt 21,22; Mc 11,24), para que ilumine o espírito dos eleitores e os torne de tal maneira concordes na sua missão, que se obtenha uma rápida, unânime e frutuosa eleição, como o exigem a salvação das almas e o bem de todo o Povo de Deus.”
A Igreja Católica possui tradições, normas e regras muito ricas e é comum essas dúvidas surgirem nesse período ao participarmos de uma missa, por exemplo, uma vez que se omite o nome do Papa nas orações litúrgicas.
Até que seja eleito um novo Pontífice, não ouviremos mais o nome do Papa Francisco na Oração Eucarística e nas intercessões da Liturgia das Horas, por exemplo.
Por isso, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), através da Comissão Episcopal para a Liturgia, convidou todas as comunidades brasileiras a rezarem pelo Papa e apresentou outras orientações para este período. Confira:
Orientações Litúrgicas

⏩ Acesse o documento divulgado pela CNBB na íntegra.
::. Confira também a coletiva de imprensa realizada pela CNBB.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.