A morte do Papa Francisco, nesta segunda-feira (21), mobilizou toda a Igreja no Brasil.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) convocou uma coletiva de imprensa em sua sede em Brasília (DF) para prestar homenagens e compartilhar impressões sobre o legado deixado pelo Pontífice.
Dom Ricardo Hoepers, bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, emocionou-se ao recordar o carinho do Papa com o povo brasileiro:
“Ele olhou para o Brasil com expectativa, diante do modo de como somos Igreja e também sermos um modelo para que a Igreja se dinamize e se atualize cada vez mais. Era um sentimento verdadeiro e puro que ele sentia por todo o povo brasileiro”, afirmou.
Ele também destacou a simplicidade do Santo Padre: “O nome dele era Francisco e ele viveu de forma coerente com esse nome, com simplicidade.”

Durante a coletiva, o núncio apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, refletiu sobre a identidade do Papa e o perfil dos cardeais brasileiros. Para ele, todos seguem uma mesma fonte:
“A linha do Papa Francisco e dos cardeais do Brasil é a linha do Evangelho, inspirada no Concílio Vaticano II. É a linha de Jesus Cristo.”

A CNBB ressaltou a importância da diversidade no Colégio Cardinalício, ressaltando que são 252 cardeais de 90 países. Essa pluralidade será fundamental no processo de escolha do novo papa. Dom Ricardo declarou:
“Cremos que o Espírito Santo conduzirá o processo. Francisco nos deixou um colégio mais plural e expressivo.”
O bispo também lembrou o impacto social e pastoral do Papa Francisco:
“Ele trouxe à tona a importância de reconhecer a dignidade das pessoas. Falava de uma Igreja de proximidade, de diálogo. Suas mensagens não eram ideológicas, mas profundamente evangélicas.”
Já Dom Giambattista reforçou o papel espiritual do momento que a Igreja vive:
“O conclave é uma comunhão. Os cardeais rezam ao Espírito Santo para que Ele seja sempre o protagonista da Igreja.”
A CNBB informou ainda que a Igreja no Brasil se prepara para celebrar missas em todas as dioceses, num período de nove dias de oração. Na próxima quarta-feira (24), a Catedral de Brasília sediará uma missa especial, com participação de representantes do episcopado nacional.
Dom Giambattista encerrou com um apelo:
“Rezemos todos pelo Papa e pelo seu sucessor. Que seja alguém fiel à linha do Evangelho e à sinodalidade, elementos fundamentais para a vida cristã.”
Já na quarta-feira (23), os bispos que presidem os regionais da CNBB deixaram suas mensagens de gratidão em vídeo:
:: Bispos de todo o mundo agradecem pelo serviço do Santo Padre à Igreja
Fonte: CNBB
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.