Após meditarmos na Parábola do Bom Samaritano, chegamos ao 16º Domingo do Tempo Comum e a Palavra de Deus, no Evangelho de Lucas 10,38-42, nos faz refletir sobre a amizade e a hospitalidade.
Jesus vai até Betânia visitar a casa de seus amigos, Lázaro, Marta e Maria e neste momento de acolhida, narrado por Lucas, compreendemos a beleza desses sentimentos humanos.
Na cena, temos duas irmãs que recebem Jesus, uma envolvida em muitas tarefas, e a outra aos pés do mestre, atenta somente em suas palavras. Marta, a irmã mais velha e atarefada, questiona Jesus se não se importava que Maria não a ajudasse.
E, com muita calma e amor, Jesus a responde:
“Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada.”
Lucas 10,40
A fala de Jesus, segundo o Papa Bento XVI em uma de suas reflexões, é clara ao afirmar que não devemos ter:
“Nenhum desprezo pela vida ativa, nem muito menos pela generosa hospitalidade; mas uma chamada ao fato de que a única coisa deveras necessária é outra; ouvir a Palavra do Senhor”.
De acordo com Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém do Pará (PA), em artigo publicado na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Betânia, encontramos lições preciosas sobre o amor em nossas relações:
“Em Betânia há a hospitalidade, representada por Marta, a amizade com Lázaro, a caridade com o amigo enfermo e morto, o discipulado em Maria, além da garantia da presença do grande círculo formado pelos Apóstolos de Jesus.”
Dom Alberto Taveira
Aprendemos com esse Evangelho a ser mais acolhedores, “num amor concreto, que acolhe, procura, valoriza e envolve os irmãos e irmãs.”. De que forma essa Palavra toca o seu coração hoje? Como está a qualidade das suas relações com Deus e com o próximo?
Neste tempo litúrgico, o Missionário Redentorista, Pe. Thiago Costa, C.Ss.R., diz também que Jesus quer nos ensinar sobre o acolhimento para multiplicarmos estes gestos de amor e amizade a quem precisa.
A Igreja, em especial os Missionários Redentoristas, celebra também neste domingo a Solenidade do Santíssimo Redentor. Dirigidos pelo lema da Congregação “Copiosa Apud Eum Redemptio” que quer dizer “Junto Dele a Redenção é Copiosa, Abundante”, refletimos sobre o amor de Deus que perdoa.
Leia ➕ Conheça mais sobre a devoção ao Santíssimo Redentor
Os Redentoristas anunciam que somente em Cristo, o Redentor, encontramos a verdadeira luz. Portanto, na busca por compreender o mistério do Redentor, caminham sempre se colocando no lugar dos mais necessitados.
Aprendamos com Jesus a sermos acolhedores e amigos neste domingo!
➕ Irmão Redentorista professa os votos perpétuos em Santa Rita do Sapucaí
Fonte: Vatican News | CNBB | Pai Eterno
Presépio inspirado em Santo Afonso é inaugurado no Vaticano
Conheça o Presépio Napolitano de Santo Afonso, uma obra da Diocese de Nocera Inferiore-Sarno, que funde arte e espiritualidade com símbolos regionais
Cardeal Dom Américo Aguiar destaca o protagonismo laical
Cardeal Américo Aguiar fala sobre o caminho sinodal percorrido por sua diocese e a importância da compreensão do que é sinodalidade.
Reze a Oração a Santa Luzia para iluminar os caminhos
Em 13 de dezembro, a Igreja faz memória à Santa Luzia, padroeira dos olhos e da visão. Ela também é invocada por aqueles que buscam a verdadeira luz na vida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.