O mês de julho é reconhecido globalmente como o mês de combate ao tráfico de pessoas. O bispo de Tubarão (SC) e presidente da Comissão Episcopal Especial de Enfrentamento ao Tráfico Humano da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Adilson Pedro Bussin, nos recorda essa importante data.
Ele faz um chamado a comunicar e participar “na sua comunidade, pessoalmente”, algo que também pode ser feito “pelos meios de comunicação social que estão aí perto, as mídias”.
“Que tudo aquilo que se refere ao enfrentamento ao tráfico de pessoas, possa ser levado ao conhecimento nas escolas, nas comunidades onde nós celebramos, nos locais também públicos” Dom Adilson Busin Busin complementa ressaltando a importância de que “sejamos nós também agentes e comunicadores, assumindo esta missão de enfrentamento ao tráfico de pessoas de onde nós estamos, para o mundo também ser um mundo melhor, sem esta chaga que nos diz o Papa Francisco”.
Em Minas Gerais, o núcleo de Belo Horizonte da Rede um Grito pela Vida, elaborou um roteiro de oração intitulado “Cuidado com a vida: prevenção ao tráfico de pessoas” para ser utilizado ao longo de julho, durante a Campanha do Coração Azul.
Este roteiro visa promover reflexão, oração e um compromisso renovado em preparação para o Dia Mundial de Prevenção ao Tráfico de Pessoas, celebrado em 30 de julho, e para a defesa da dignidade e integridade de todas as pessoas.
Você pode conferir o roteiro aqui!
“Não podemos esquecer que homens, mulheres e crianças são comprados e vendidos como escravos pelos novos mercadores de seres humanos, o que tem que nos levar a nos colocar diante do Senhor na confiança de que Deus vai nos ajudando a acender as luzes necessárias pelo caminho” Dom Adilson Busin O roteiro orante foi estruturado com uma oração inicial que expõe a realidade do tráfico de pessoas. Essa reflexão é guiada pela Palavra de Deus, proporcionando momentos de reflexão, discussão em diálogo e sugestões de ações a serem realizadas pelos participantes.
“Sabemos que é possível combater o tráfico, mas precisamos chegar à raiz do fenômeno, erradicando as suas causas (…) É um apelo para não ficarmos parados, mobilizarmos todos os nossos recursos na luta contra o tráfico e restituirmos plena dignidade a quantos são vítimas do mesmo. Se fecharmos olhos e ouvidos, se ficarmos inertes, seremos cúmplices” Papa Francisco Não devemos esquecer das palavras do Papa Francisco, que nos alerta para a necessidade de não apenas combater o tráfico de pessoas, mas também é preciso erradicar desde a raiz da causa.
Precisamos estar atentos, abrir nossos olhos e ouvidos e deixarmos de ser cúmplices dessas situações que ferem a dignidade humana.
Fonte: CNBB
CNBB e Iphan renovam acordo para preservação do patrimônio cultural
Conferência Episcopal e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) renovaram acordo de cooperação técnica para a preservação do patrimônio cultural da Igreja no Brasil.
A conquista do cosmos
Pe. José Inácio de Medeiros, C.Ss.R., traz em sua coluna de hoje a história da corrida espacial que revolucionou a ciência no século XX.
Primeiro clipe oficial das ‘Irmãs do Beatbox’ faz sucesso na web
"Irmãs do Beatbox" estão no clipe "Vocação" que faz sucesso no YouTube juntando a mensagem vocacional com a música urbana.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.