Em outubro de 1985 durante a guerra civil os bispos da Conferência de Angola e São Tomé (CEAST) consagraram a Angola ao Imaculado Coração de Maria e determinaram que a Solenidade fosse celebrada no último sábado do mês de outubro. Leia MaisCrianças rezam pela paz em Gaza6 vezes em que o Papa Francisco se posicionou pela paz
Neste ano, a Igreja no país aproveitou a ocasião para realizar um momento de Ação de Graças pelo dia da Padroeira e uma prece pela paz e o fortalecimento da união nacional.
O Bispo do Dundo e vice-presidente da CEAST, Dom Estanislau Marques Chindecasse, disse que naquele período o país estava numa realidade de uma guerra sangrenta, o que levou a inúmeras mortes.
Com isso, passados 21 anos desde o dia 4 de abril de 2002, é necessário celebrar o dom da paz alcançado por Angola.
“Celebrar a Solenidade do Imaculado Coração de Maria, Padroeira de Angola, é saborear a insondável misericórdia de Deus”, afirmou Dom Chindecasse.
Para o Padre Celestino Epalanga, Secretário da Comissão de Justiça e Paz da CEAST, os desafios para a consolidação da paz e reconciliação ainda não são tarefas fáceis para os angolanos.
A Igreja no período da guerra
A guerra civil na Angola decorreu entre os anos de 1975 e 2002. Nesse período, o país sofreu inúmeros danos na infraestrutura, na economia e com deslocamentos em massa. O conflito existia entre o governo do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) e grupos rebeldes, assim como a UNITA.
Nesse sentido, a Igreja contribuiu como uma das principais mediadoras entre as partes opostas e prestadora de auxílio humanitário durante a guerra, no cuidado médico, no oferecimento de abrigo; e no pós-guerra colaborou para os a reconciliação e reconstrução nacional.
Fonte: Vatican News
A missão dos idiomas na evangelização global
Papa Francisco e Cardeal Parolin destacam o multilinguismo como ferramenta essencial para promover paz, fraternidade e evangelização. Saiba mais.
800 anos dos Estigmas de São Francisco são celebrados em Aparecida
Experiência única de Francisco com Cristo será celebrada na Casa da Mãe
Centro de Eventos acolhe Seminário de Educação Infantil
O Seminário de Educação Infantil 2024, promovido pela FLUPP, reunirá educadores para compartilhar experiências e fortalecer a educação da primeira infância. Saiba mais.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.