Mundo

Centro Pastoral em Angola será dedicado à Beata Albertina

Albertina Berkenbrock é brasileira, natural da cidade de Imaruí (SC)

Escrito por Redação A12

21 DEZ 2023 - 11H30 (Atualizada em 21 DEZ 2023 - 14H44)

Reprodução/ Vatican News

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus, na cidade de Bolongongo, na Angola, terá como padroeira de seu Centro Pastoral a menina Albertina Berkenbrock, beata brasileira nascida no Estado de Santa Catarina. Leia MaisÁfrica, um continente esquecidoA presença redentorista na África

A proposta de homenagear a Beata surgiu a partir de um ato solidário das crianças da catequese, devotas de Albertina, da Paróquia de José Operário das Oficinas, da Diocese de Tubarão (SC). Os catequizandos contribuíram para a construção da capela no Centro Pastoral.

A obra, segundo o pároco e postulador da Causa de Canonização de Albertina, Padre Sérgio Jeremias de Souza, foi possível com o auxílio do dízimo mirim ofertado pelas crianças ao longo do ano e destinado às comunidades africanas carentes. “Uma igreja dos pobres do Brasil ajudando outra igreja de pequenos e pobres”, afirmou.

“Conhecemos o padre Apolinário, que atua em Kilondo, como também, seu esforço missionário para criar igrejas em regime de mutirão. Em comum acordo com as crianças, enviamos o dinheiro para a compra do telhado da capelinha do interior. [O padre] concordou com a ideia de Albertina se tornar a padroeira do Centro Pastoral e foram enviadas uma imagem e uma relíquia”, explicou.

Reprodução/ Vatican News
Reprodução/ Vatican News


Entronização da Imagem da Beata Albertina

Em entrevista à Rádio Vaticano, o Padre Apolinário Peres, pároco da Paróquia angolana, contou que a imagem da Beata Albertina será entronizada no local, na missa de dedicação da capela, no próximo dia 25 de dezembro.

“Queremos a Beata Albertina como padroeira para ajudar espiritualmente, mas também, para interceder cada vez mais por esta comunidade simples, humilde, que luta em busca de seu desenvolvimento”, falou.

Quem foi Albertina Berkenbrock

Albertina Berkenbrock nasceu em 11 de abril de 1919, no distrito de Imaruí (SC) e foi assassinada, aos 12 anos, em 15 de junho de 1931 após resistir a uma tentativa de estupro. Foi beatificada em 20 de outubro de 2007, pelo Papa Bento XVI.

Igreja Católica em Angola

A Angola possui uma população de aproximadamente 32,87 milhões de habitantes. Deste número, cerca de 8 milhões e 700 mil são católicos. O país tem 1.068 padres, 1328 seminaristas, 1.189 religiosos e 1929 religiosas; seu padroeiro é o Imaculado Coração de Maria. 

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...