Está chegando as Olimpíadas o maior evento poliesportivo do planeta, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris, o Dicastério para a Cultura e a Educação e a Embaixada da França na Santa Sé promoveram, na última semana, em Roma, a realização de uma conferência internacional sobre esporte e espiritualidade, com o tema “Colocar a vida em jogo”.
O evento tem como propósito “Ver o esporte para além do esporte”, com finalidade de entender sua popularidade global, avaliando riscos e relevância para a construção de uma sociedade mais fraterna e solidária, e como a espiritualidade se conecta com o ambiente esportivo.
O Prefeito do Dicastério para a cultura e educação, o Cardeal José Tolentino de Mendonça, recordou o lema olímpico “citius, altius, fortius” [mais rápido, mais alto, mais forte], introduzido há cem anos, nos Jogos de Paris 1924, foi concebido pelo Frade dominicano Henri Didon e proposto mais tarde a Pierre de Coubertin, idealizador dos Jogos Olímpicos modernos.
O Cardeal ressaltou que a Igreja não quer controlar o esporte ou criar um “esporte alternativo”, mas reconhece a prática esportiva bons valores humanos e que tem muito a contribuir com o mundo do esporte.
“Jesus é o verdadeiro atleta de Deus, que em sua mensagem e gestos inspira a vida e a disciplina de todos os atletas. O Papa Francisco chega a comparar desporto e santidade quando diz: Para mim, treinar é perguntar a Deus todos os dias: ‘O que queres que eu faça, o que queres da minha vida?” Cardeal José Tolentino de Mendonça
No primeiro dia da convenção, foi expressa a mensagem do Papa Francisco, na qual ele recordou aos participantes que “o apóstolo Paulo comparou mais de uma vez a vida espiritual a uma competição esportiva, em particular à corrida (cf. 1Cor 9,24; 2Tm 4,7-8), cujo prêmio é o próprio Cristo”. Bem como evidenciou que “a disciplina e o autocontrole dos atletas, bem como seu espírito de competição saudável” é uma imagem a ser aplicada “a todos aqueles que, de uma forma ou de outra, se esforçam na vida cotidiana por agradar a Deus e por ser seus amigos”.
Recordar a importância que cada vez mais o esporte adquire na sociedade, para a socialização, construção de comunidades, canalização de energias e promoção de elevados ideais e aspirações.
Destacando que a igreja compreende a necessidade de estar pastoralmente no ambiente esportivo e que deseja promover “uma educação nos valores genuínos da competição, purificada de egoísmos e de interesses meramente materiais” ; e que igualmente ela deve refletir “sobre o valor do esporte em relação à sua própria missão de anunciar o Evangelho e de encorajar todos os envolvidos no mundo do esporte a propor Jesus como ‘o verdadeiro atleta de Deus’”, abordou, expressando a uma fala de São João Paulo II no Jubileu dos Esportistas em outubro de 2000.
Leia MaisPapa afirma que o esporte é oportunidade para o desenvolvimento humano"O esporte ensina o valor da fraternidade", diz o Papa
Por último, o Santo Padre, pediu que haja um esforço em todos os níveis para que nunca se perca “o autêntico espírito ‘amador’ do esporte”; e lembrou ainda sobre a responsabilidade dos adultos: “O seu exemplo consciente de fidelidade aos verdadeiros valores humanos é decisivo para promover ambientes esportivos saudáveis e formativos, evitando abordagens equivocadas da competição e todas as formas de abuso, especialmente aquelas que prejudicam os menores e os mais vulneráveis”.
.::Em junho, você é convidado a também unir esporte e fé. Acesse a12.com/corrida e saiba mais!
Fonte: O São Paulo
Papa recorda cardeais e bispos falecidos em missa especial
Missa relembrou os bispos e cardeais falecidos no último ano.
Você sabia que a Igreja é militante, padecente e triunfante?
A Igreja Católica possui uma divisão visível e outra invisível (humana e divina). Entenda sobre os três estados da Igreja a partir da Comunhão dos Santos.
3 práticas para alcançar a santidade
A santidade não necessita de grandes gestos e depende exclusivamente das nossas ações cotidianas com o próximo e com Deus.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.