Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Mundo

Papa Leão XIV envia ajuda à Ucrânia e à Taiwan

Escrito por Redação A12

16 JUL 2025 - 16H23 (Atualizada em 17 JUL 2025 - 13H31)

Vatican Media

Apesar do verão europeu trazer uma desaceleração nas atividades do Vaticano, com o Pontífice residente no Castel Gandolfo, o coração do Papa Leão XIV continua voltado às populações em sofrimento.

Por meio da Esmolaria Apostólica, o Pontífice enviou cestas básicas às famílias ucranianas de Kharkiv, atingidas por bombardeios, e pediu auxílio urgente aos afetados pelo tufão Danas, em Taiwan.

“A caridade nunca tira férias”, destacou o cardeal Konrad Krajewski, responsável pela missão. "O Santo Padre nos pediu para agirmos o mais rápido possível", explicou, relatando à imprensa vaticana seu encontro com o Pontífice a respeito da entrega de ajuda.

As doações foram organizadas a partir da Basílica de Santa Sofia, em Roma. De lá, caminhões com alimentos enlatados, massas, óleo e produtos de higiene seguiram diretamente para os moradores de Staryi Saltiv e Shevchenkove, duas localidades duramente atingidas pelos ataques russos.

As caixas levavam uma mensagem clara: “Presente do Papa Leão XIV para o povo de Kharkiv”, escrita em ucraniano e italiano. A entrega foi feita sem intermediação, levando consolo diretamente às mãos das famílias.

A iniciativa contou com apoio da Sagrada Ordem Militar Constantiniana de São Jorge, que já havia colaborado com ações anteriores, como a entrega de colchões e brinquedos em junho.


Vatican Media Vatican Media

Ajuda ao Taiwan

Em paralelo, o Papa também voltou sua atenção à Ásia. Após ser informado sobre os estragos do tufão Danas, que deixou mortos, feridos e milhares de desalojados em Taiwan, o Santo Padre pediu que a Esmolaria oferecesse ajuda também.

“O Papa reza por todos os que foram atingidos”, afirmou o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.

Até a quarta-feira (16), duas mortes já foram confirmadas em Taiwan, com mais de 500 feridos e 3 mil pessoas evacuadas após o fenômeno tropical devastar diversas regiões da ilha.

Curiosidade

A Basílica de Santa Sofia, em Roma, tornou-se desde 2022 um ponto estratégico de envio de ajuda à Ucrânia, chamada de “epicentro da solidariedade” pelo Vaticano.

add_box Acompanhe as principais notícias do Santo Padre

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...