A Semana Santa, também conhecida, como, Semana Maior, é um período de intensa reflexão, introspecção e celebração para os cristãos em todo o mundo. Com diversas tradições que celebram a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. A Semana Santa tem início no Domingo de Ramos, com procissões que representam a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, e termina com o Domingo de Páscoa, com a Ressurreição de Jesus. Muitos países têm tradições marcantes e muito conhecidas para a vivência da Semana Santa.
O Portal A12 preparou curiosidades e costumes sobre estes locais históricos.
As tradições mais conhecidas ao redor do mundo são as Procissões, Encenações, Jejum e Abstinência, Lava-pés e a Vigília Pascal.
Aqui no Brasil, uma das tradições com maior repercussão são as Encenações, ao vivo, da Paixão de Cristo, como, em Nova Jerusalém, no estado de Pernambuco, considerada uma das maiores do mundo. Já em Ouro Preto, nas Minas Gerais, tapetes de serragem coloridos com motivos religiosos nas ruas chamam a atenção do público. As Procissões, jejum e missas são comuns em todo o país.
Já na Espanha, as tradições são as procissões religiosas solenes, especialmente, em cidades como Sevilha, Málaga e Granada. Sevilha é tida como a cidade mais famosa do país quando se trata de celebrações da Semana Santa, sendo considerada um Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. A Semana Santa na cidade é um evento grandioso, com procissões que percorrem as ruas da cidade e arrastam multidões. As celebrações mais conhecidas são os “Nazarenos” que são pessoas com vestes e capuzes pontudos que marcham carregando cruzes ou acompanhando os “pasos”, que são imagens religiosas de Cristo e da Virgem Maria, que são passadas pelas ruas da cidade.

Ainda em Sevilha, a ‘La Madrugá’, que é a madrugada de quinta para sexta-feira, é um dos momentos mais emocionantes da Semana Maior na cidade. As imagens de Cristo crucificado e a Virgem Maria percorrem a cidade durante a noite, em clima solene e de grande devoção. E a você já ouviu falar sobre a Saeta? Durante as procissões, é comum ouvir a ‘Saeta’, uma canção flamenca de lamento, cantada espontaneamente por pessoas nas janelas ou nas ruas.
Já em Granada uma das mais conhecidas procissões são as Procissões nas Montanhas, na quais as confrarias da cidade percorrem as colinas e as ruas sinuosas, o que torna a experiência ainda mais evocativa, com vistas incríveis da Alhambra.
Ainda na Europa, na Polônia, além das missas e jejum, o Sábado Santo tem tradições curiosas. O dia é considerado de silêncio no país. No idioma local, o Sábado de Aleluia, é o Wielka Sobota, dia em que acontecem a Benção dos Alimentos, que é considerada uma das tradições mais adoradas do país na Semana Maior.
As famílias preparam cestos com alimentos típicos de Páscoa, como ovos, pães, carne, queijo, linguiça e sal, que são levados à igreja para serem abençoados. Esse gesto simboliza a vida nova que surge com a ressurreição de Cristo. Já a Vigília Pascal na Polônia começa com chamada bênção do fogo novo, que simboliza a luz de Cristo que vence as trevas do pecado e da morte.
Outra curiosidade é que muitas famílias visitam os túmulos de entes queridos para orar e acender velas.

Na Itália, em Roma, como é tradição, o Papa lidera diversas celebrações, incluindo a Via Crucis no Coliseu. Em muitas cidades italianas, há encenações da Paixão de Cristo. Em Florença, a 'Scoppio del Carro' (Explosão do Carro) no Domingo de Páscoa é uma celebração colorida com fogos.
Na Ásia, nas Filipinas, algumas pessoas participam de flagelações públicas e até de crucificações simbólicas. Procissões e dramatizações da paixão são populares no país. É, também, um período de reflexão intensa, com jejum, orações e silêncio.

No México, a cidade de Iztapalapa (Cidade do México) é famosa pela encenação ao vivo da Paixão de Cristo, com milhares de participantes. Muitas casas fazem altares domésticos e participam de procissões noturnas.
Pelo mundo são várias as celebrações e tradições ligadas à cultura local que se entrelaçam com a Semana Santa e seu significado para os católicos. Você conhecia alguma destas curiosidades dos países? Conhece alguma diferente? Comente aqui na matéria e compartilhe!
:. Como será a Semana Santa no Santuário Nacional
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário Ano Litúrgico.
Mártires da fé: Igreja terá novos Beatos e Veneráveis
Papa Leão XIV reconhece 12 novos beatos e três veneráveis, incluindo mártires da Guerra Civil Espanhola e Enrique Ernesto Shaw, leigo e pai de família argentino.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.