Edições CNBB, em parceria com a Arquidiocese de Campinas, estão lançando mais uma ferramenta para acolher as melodias da tradução brasileira da 3ª edição do Missal Romano.
Após disponibilizar melodias nas plataformas de áudio e oferecer formação sobre os cantos dos ministros e da assembleia, a Edições CNBB agora traz um novo recurso para as comunidades. Nesta semana, a missa cantada foi gravada na arquidiocese de Campinas–SP, com a presença do bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers.
As melodias estão alinhadas com as partituras da tradução brasileira da 3ª edição do Missal Romano. De acordo com dom Ricardo, a presença das partituras e a disponibilização das melodias visam "enriquecer ainda mais a liturgia, valorizando a beleza da liturgia cantada".
Os cantos litúrgicos compõem a Missa e, de uma forma muito bonita, também envolvem os fiéis que participam da celebração, não como um show, mas sim como uma ferramenta que ajuda a fazer com que todos rezem juntos. Leia MaisA importância da música na evangelização
“Para isso, nós entendemos que seria necessária uma motivação para que os padres, as comunidades pudessem conhecer e se motivar a também utilizar essas melodias. É um instrumento que deixa a liturgia mais preparada, mais bela, enriquece o momento de oração”, explica dom Ricardo Hoepers.

A proposta da Edições CNBB, apresentada pelo diretor-geral, monsenhor Jamil Alves Souza, foi a gravação completa de uma missa, escolhendo uma das missas da Bem-Aventurada Virgem Maria.
A gravação foi realizada em parceria com a arquidiocese de Campinas e a PUC Campinas, que forneceu a estrutura de gravação. O Mosteiro São Bento de Vinhedo cedeu a capela para a gravação, onde se encontra um dos mais belos órgãos de tubos do Brasil, construído pelo alemão Georg Jann e composto por 904 tubos de metal e madeira.
O Coro da Arquidiocese de Campinas e o Coro Dom Bruno Gamberini participaram da gravação, cuidando do coral litúrgico e da assembleia. A regência foi conduzida pelo doutor em música Clayton Dias, que gravou as melodias do Missal, agora disponíveis nas plataformas digitais.
Dom Ricardo Hoepers destaca que o material permitirá que músicos, padres e membros da Pastoral Litúrgica compreendam como funciona a Missa Cantada, com a participação da assembleia e as orações do padre, evidenciando “a beleza do conjunto da Missa cantada”. E afirmou:
“Foi uma primeira experiência, pode ser que depois dessa sejam gravadas outras missas, para que as pessoas possam ver a importância e até para mostrar que não é algo extraordinário, que não é algo difícil, que não é algo que é inacessível, ao contrário, estão ali, basta a disposição de se preparar bem e poder utilizar esse instrumento que está no Missal”.
Acompanharam dom Ricardo na gravação o diretor-geral da Edições CNBB, monsenhor Jamil; o subsecretário adjunto geral da CNBB, padre Leandro Megeto; e o assessor do Setor Pastoral Litúrgica da Comissão para a Liturgia da CNBB, frei Luís Felipe Marques.
Confira o álbum com as músicas da Missa
Fonte: CNBB
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.