Música

Orquestra Maré do Amanhã se apresenta na Europa e recebe bênção do Papa

Jovens são do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro

Escrito por Redação A12

25 JAN 2024 - 14H37 (Atualizada em 25 JAN 2024 - 16H04)

Reprodução

Nesta semana a Orquestra Maré do Amanhã (OMA), do Rio de Janeiro, receberam uma bênção do Papa Francisco, durante a Audiência Geral no Vaticano. Os jovens do Complexo da Maré estão na Europa para se apresentar no Teatro Tivoli, em Lisboa, além da Itália e Alemanha.

Esta não é a primeira vez que os jovens viajam à Europa para se apresentar, já que em agosto de 2023, os músicos participaram da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), quando fez diversos flash mobs pela cidade, além de concertos no Festival Músicas do Mundo, em Sines, na Catedral da Sé do Porto, e em Arouca, terra natal do maestro Armando Prazeres, pai de Carlos Eduardo e inspirador do projeto. Leia MaisPapa: “a oração é a respiração da fé”Papa diz aos jovens que a senha da alegria é ter a postura de Jesus

Eu acredito que a bênção do Papa possa transformar a vida dos meninos. Já conversei com cada um deles para na hora visualizar essa energia passando para o Complexo da Maré. Porque a nossa missão é realmente transformar aquele local. Eles são as nossas ferramentas para essa transformação. E precisam ter essa força, com a benção do Papa, para poderem realizar bem esse trabalho”, explicou o criador da OMA, Carlos Eduardo Prazeres.

O projeto que começou com apenas 26 alunos, hoje cerca de 7 mil jovens já foram impactados pelo projeto. A Orquestra Maré do Amanhã começou com uma triste história, quando o maestro português Armando Prazeres, pai de Carlos Eduardo, foi sequestrado e assassinado por criminosos do Complexo da Maré.

Inspirado pelo trabalho de seu pai, Carlos transformou essa triste história, em alegria, criando em 2010, a Orquestra Maré do Amanhã, que introduz música clássica na vida de milhares de crianças.

No ano passado, a Orquestra Maré do Amanhã foi eleita Patrimônio Cultural Imaterial do Rio de Janeiro. Essa é mais uma das conquistas da OMA, como a apresentação para o Papa no Vaticano em 2017; o concerto no Réveillon do Rio de Janeiro, com Anitta, para 2,5 milhões de pessoas; o desfile no Sambódromo com a bateria da Escola de Samba Beija-Flor em 2016; e a participação no Palco Favela, do Rock in Rio 2019, tocando clássicos do rock nacional e internacional.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Música

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...