Neste final de semana acontece no Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida, em Aparecida, o 14º Simpósio Nacional das Famílias. O evento é realizado pela Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O tema central escolhido para este ano é “Família e Amizade”, em caminha em sintonia com a Campanha da Fraternidade. O lema bíblico foi retirado do Evangelho de São João: “Já não vos chamo servos, mas amigos", (Jo 15,15).
Participam do evento agentes, bispos referenciais e assessores da Pastoral Familiar de diversas partes do Brasil, com o intuito de refletir, debater e buscar maneiras de chegar ao coração de todos unir cada vez mais as famílias cristãs junto a Igreja.
O evento começou com o acolhimento das bandeiras dos estados brasileiros e também com uma homenagem e um pedido de intercessão pelas famílias do Rio Grande do Sul, que sofrem com as chuvas e enchentes.
Simone Messias, faz parte da Pastoral Familiar da região episcopal Brasilândia em São Paulo, em conversa com o A12, explicou sobre a relevância deste evento e também sobre a importância de aprender as novas diretrizes para acolher todas as famílias.
“O encontro hoje tem muita importância, primeiro por essa congregação de famílias. E a gente vê a fortaleza da pastoral a nível Brasil e segundo, porque a pastoral familiar está ganhando novas diretrizes, novas maneiras de atuar, até porque existem novas concepções de famílias, então a gente veio aprender e partilhar tudo isso neste final de semana”.
Ela ainda completou falando sobre a presença das famílias na Igreja, sobre o papel dos pais na evangelização dos filhos, já que a catequese começa em casa.
“É de suma importância porque a primeira catequese acontece lá no quintal de casa, então quando a gente tem o pai e a mãe em um encontro como esse com certeza vai fortalecer primeiro nossa casa que é extensão da igreja. A igreja católica está fortalecendo as famílias a nível Brasil com um encontro desse e na casa da nossa Mãe Santíssima”.
O evento continua neste sábado e se encerra no domingo (26), com a Missa das 8h, no Altar Central, no Santuário Nacional.
1/24
A degradação do cerrado
Dia do Cerrado: mais ameaçado do Brasil, bioma tem oito dos dez municípios com maior desmatamento
Ao retomar Audiências Gerais, Papa destaca fraternidade como resposta ao ódio
Papa Francisco ressaltou a fraternidade, compaixão e paz em sua Audiência Geral, refletindo sobre a viagem à Ásia e Oceania e pedindo solidariedade às vítimas de inundações na Europa.
Como se preparar para proclamar a Palavra de Deus na Santa Missa
Aprenda a ler a Palavra de Deus na missa com confiança. Siga as dicas sobre postura, preparo e leitura para transmitir a mensagem divina de forma eficaz. Saiba mais.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.