A 17ª edição do Congresso Mariológico aconteceu de 15 a 18 de maio no Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida, e também por videoconferência para os participantes on-line. Neste ano, o tema central do congresso foi inspirado na profecia de Maria em Lc 1, 48: “Todas as gerações me chamarão de bem-aventurada!”.
A cerimônia de abertura contou com a participação de Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida, Irmão André Luiz, presidente da Academia Marial, sacerdotes, associados e demais participantes.
Prof. Dr. Irmão Afonso Murad, apresentou a primeira conferência do congresso e refletiu sobre o tema “Aparições de Nossa Senhora — Um caminho de discernimento evangélico”.
Em entrevista ao A12, Ir. Afonso Murad explica que já participou do congresso outras vezes e é muito positivo ver o público aumentando, entre religiosos e leigos.
“O Congresso Mariológico é sempre uma oportunidade especial. Já estamos no 17º e eu participei de vários deles. Vem gente do Brasil inteiro, com diferentes experiências, diferentes níveis, como teólogos, pastoralistas, fiéis que querem conhecer mais a Maria. E o congresso se presta a isso: nós procuramos sempre uma linguagem que seja acessível a todos e que provoque o desejo de procurar conhecer mais”.

O irmão destacou também a importância do estudo das aparições de Nossa Senhora, que muitas vezes se torna algo até mesmo polêmico, mas, na verdade, exige um estudo e discernimento profundos para melhor compreendê-las.
“Ficamos felizes com esse grupo que está nos seguindo. São 200 pessoas presencialmente e 100 on-line. Esperamos que isso os ajude a ter uma experiência mariana, uma devoção cada vez mais lúcida e centrada em Jesus”.
O intuito do congresso era tratar sobre o estudo das mariofanias e coincidentemente o Vaticano, por meio do Dicastério para a Doutrina da Fé divulgou um documento com novas normas da Igreja Católica para discernir fenômenos sobrenaturais como as aparições. O intuito é não enganar o Povo de Deus diante de possibilidade que podem não ser verdadeiras.
O padre Alexandre Awi, conduziu uma das conferências do congresso e, na oportunidade, falou sobre o documento:
“Foi uma providência de Deus que o documento tenha saído, porque ninguém sabia quando ia sair, mas saiu justamente durante o nosso encontro. Então nós falando de ‘mariofania’ e o Vaticano publicando o documento, foi uma graça de Deus que nós todos recebemos. Dessa forma, procuramos realmente aplicar aquilo que o documento está dizendo.
E, ao mesmo tempo, todas as reflexões que fizemos mostram que Maria se manifesta não só nas aparições ou nos fenômenos extraordinários, mas justamente já é uma experiência mística a vida de oração mariana, especialmente aquela do povo de Deus, ou seja, a da piedade popular, aquela que nós temos no íntimo nosso coração. O contato com Maria significa justamente isso: estar perto Daquela que está presente na nossa vida, com ou sem fenômenos extraordinários. Normalmente é sem”.

O Missionário Redentorista, Ir. André Luiz Oliveira, diretor da Academia Marial, falou sobre a importância de eventos como esse e já convida a todos a participarem do Congresso Bíblico Mariológico no segundo semestre.
“É de suma importância a participação de eventos como congressos, cursos, assembleias de caráter de estudo mariológico. Então, eu gostaria imensamente de convidar a todos a acompanhar nossos eventos, nossa agenda da Academia Marial de Aparecida, através do nosso portal: a12.com/academia, e certamente vir participar conosco. Ainda no segundo semestre nós teremos o Congresso Bíblico e, ano que vem, se Deus quiser, o 18º Congresso Mariológico”.

Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.