Notícias

Conheça 4 traduções da Bíblia para idiomas curiosos

Principalmente para povos indígenas, a Palavra de Deus foi traduzida para várias línguas distintas

Escrito por Letícia Dias

30 SET 2022 - 12H10 (Atualizada em 28 SET 2023 - 12H24)

Freepik

No ano de 1456, a Bíblia de Gutenberg foi o primeiro livro a ser impresso na história, por Johann Gutenberg, na Alemanha. Para compor os textos, foi escolhida a famosa versão em língua latina de São Jerônimo (Vulgata), que se dedicou aos estudos bíblicos em sua época. Leia MaisVocê sabia que Bíblia já foi traduzida até para o idioma dos esquimós?

Atualmente, a Bíblia já foi traduzida para diversos idiomas do mundo.

Neste encerramento do mês da Palavra de Deus, o A12 separou para você 4 línguas distintas para os quais existem traduções das Sagradas Escrituras.

Dacota

Cerca de 9 mil pessoas falam o idioma nos estados Dakota do Norte e Dakota do Sul, nos Estados Unidos. É considerado o maior dos cinco dialetos da língua Sioux e está ligado aos povos Teton Sioux, que vivem nos arredores do rio Missouri. Os primeiros registros dessa língua em forma escrita são do ano de 1840.

Reprodução/ brotandoconsciencia
Reprodução/ brotandoconsciencia


Cakchiquel

A língua Cakchiquel é falada por 400 mil pessoas, além disso, é considerada uma das línguas maias. Os povos cakchiquel vivem na Guatemala, país da América Central. O livro escrito por Francisco Hernández Arana Xajilá, em 1571, e seu neto, Francisco Rojas, no ano de 1604, “Os Anais dos Caqchiqueles”, conta a história, mitologia e lendas desses povos, que possuem em suas características a junção da cultura espanhola e da cultura maia.

Reprodução/ Wikimedia
Reprodução/ Wikimedia


3- Mixtec

É, na verdade, um conjunto de línguas e dialetos que pertencem ao grupo das línguas otomanguanas, do México. Há aproximadamente meio milhão de falantes do idioma. No entanto, essa não é uma estimativa certeira, pois existem diversas variações que não permitem a criação de critérios linguísticos para diferenciá-las e dividi-las em grupos.

Reprodução/ Etnias
Reprodução/ Etnias


4- Waiwai

Uma língua nativa indígena falada pelos índios Waiwai, que residem em diversas regiões das Guianas. No Brasil, eles estão localizados no sudeste do estado de Roraima, na fronteira com a Guiana, no Amazonas e no Pará, na Terra Indígena Trombetas-Mapuera e Área Indígena Nhamundá-Mapuera.

Reprodução/amazonia.org.br
Reprodução/amazonia.org.br


Padre Rodrigo Arnoso fala da forma em que os livros da Bíblia foram escritos

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...