A Liturgia celebra em 26 de dezembro Santo Estêvão, o primeiro mártir na história da Igreja. Seu testemunho, segundo o Papa Francisco em uma oração do Angelus, revela o desejo de Deus de que sejamos todos salvos, sem excluir ninguém.
Assim como Jesus, Estêvão no momento da sua morte, perdoou aqueles que o apedrejavam, pedindo a misericórdia de Deus pelo pecado que eles cometiam.
“E, enquanto o apedrejavam, Estêvão rezava, dizendo: “Senhor Jesus, recebe meu espírito!” Depois dobrou os joelhos e gritou forte: “Senhor, não leves em conta este pecado deles”. E, dizendo isto, adormeceu.” Atos dos Apóstolos 7, 59-60
Segundo o Papa Francisco, este é o verdadeiro sentido do Natal: testemunhar o amor que vence a violência e a vida que derrota a morte. Jesus, o Salvador que veio para dar-nos a alegria da vida eterna, foi o primeiro a nos indicar esse caminho. Melhor dizendo, Ele é o próprio caminho, Ele é o Amor.
::. Francisco cita Santo Estevão como exemplo de anúncio e caridade
Se desejamos nos aproximar do Amor, sabemos que a falta de perdão e o egoísmo não podem existir em nossas vidas. Cheio do Espírito Santo, Estêvão anunciou Jesus com palavras e com a própria vida, perdoando seus perseguidores e fixando o olhar no céu aberto.
Seu exemplo ensina, conforme o Papa, que a glória eterna não está no poder ou na riqueza, mas na doação de si, e inspira os cristãos a viverem com fé, mansidão, coragem e caridade. Para isso, portanto, devemos manter um relacionamento íntimo com Jesus, como explicou o Papa Emérito, Bento XVI:
“De onde o primeiro mártir cristão tirou a força para fazer frente a seus perseguidores e chegar até a entrega de si mesmo? A resposta é simples: de sua relação com Deus, de sua comunhão com Cristo, da meditação sobre a história da salvação, de ver a ação de Deus, que alcança seu ápice em Jesus Cristo”.
Fica o convite para refletir sobre a vida e testemunho de Santo Estêvão e de se aprofundar na sua relação com o Menino, Filho de Deus, que veio a ser a novidade mais forte, transformadora e necessária ao mundo: o Amor.
add_box Conheça mais detalhes sobre a vida de Santo Estêvão
Fonte: Santa Sé
Diferenças culturais: como aprender a compreender o outro?
O livro "Compreender o Outro" abre caminhos para à escuta, ao diálogo e à convivência entre culturas, ajudando a viver a fé e as relações no mundo atual.
Com o seu nascimento, Cristo nos faz participantes da natureza divina
O sentido profundo do Natal vai além da simbologia. Descubra como Jesus, Príncipe da Paz, nasce na simplicidade para iluminar as trevas da humanidade.
Já pensou em evangelizar online? Dicas para os primeiros passos
Anunciar o Evangelho na internet exige escuta e compromisso e uma das melhoras formas é com vídeo parar aproximar cria vínculos e fortalece a experiência de fé
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.