Desde o dia 10 de novembro acontece em Manaus o 5º Congresso Missionário Nacional, que apresenta contextos da localidade e de ações missionárias. O evento acontece até o dia 15 de novembro.
Mons. Zenildo Lima, escolhido pelo Papa Francisco para ser bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus, receberá a ordenação episcopal no dia 15 de novembro, na missa de encerramento do Congresso.
Ele destacou dois princípios para o encontro: “o dinamismo da Revelação Cristã que historicamente situada se apresenta com pretensão de universalidade e o princípio da parte pelo todo, assumido na ocasião do Sínodo da Amazônia”. Leia MaisCardeal Steiner pede colaboração com a campanha SOS AmazôniaMissão Jovem na Amazônia: “O anúncio do Evangelho da Vida no meio do Mundo”
Mons. Zenildo Lima foi auditor do Sínodo e lembrou a perspectiva recolhida no Documento Preparatório, destacando que as reflexões daquele processo sinodal foram “relevantes para a Igreja universal e para o futuro de todo o planeta”.
O Sínodo apresentou uma reflexão para “superar uma história com traços de colonização e moldar-se numa perspectiva de encarnação”. Algo que tem a ver não só com uma questão eclesial, mas também social, cultural e ecológica.
Ele explicou que o processo colonial na região amazônica teve “um custo muito alto para estes povos da floresta”, e que essas ações refletem até hoje “nos últimos 50 anos, a região amazônica ficou mais perto da destruição irreversível”. Tudo isso também impacta no trabalho missionário.
Mas afirmou que a “A evangelização na Amazônia será sempre um anúncio do Verbo que se fez carne, será sempre uma proposta do encontro com Jesus”.
O Documento Final do Sínodo para a Amazônia explica que a Igreja da Amazônia se faz carne e assume a evangelização libertadora, que diferente das potências colonizadoras quer “exercer sua atividade profética com transparência, e apresentar o Cristo com todo seu potencial libertador”.
O novo papa pode concluir os textos do papa anterior?
Com estilo semelhante ao de Francisco, Leão XIV pode retomar documentos inacabados em uma continuidade do magistério do Papa argentino
Leão XIV recebe um abraço inusitado de uma criança
Relembre outros momentos especiais dos últimos Papas com crianças!
Oração de São Camilo de Léllis: padroeiro dos enfermos
Celebramos em 14 de julho a memória do padroeiro dos enfermos: São Camilo de Léllis. Conheça a vida deste santo e reze com fé a sua oração!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.